Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Para hoje estava agendada a terceira etapa, mas a chuva que caiu sábado à noite na Estância de Esqui da Serra da Estrela levou a Federação de Desportos de Inverno de Portugal a anular a prova e dar por concluído o Campeonato Nacional, já que, com duas vitórias, estava encontrado o campeão.
Em fevereiro, João Pedro Lopes, de 19 anos, venceu a primeira etapa, muito disputada, com os três primeiros a ficarem separados por menos de um segundo.
No sábado, o covilhanense, do Clube de Vale Formoso, ganhou uma vantagem confortável logo na primeira manga. Na segunda descida o tempo recuperado por João Marques e Mário Carvalho, segundo e terceiro classificados, não foi suficiente para impedir a vitória de João Pedro Lopes.
Afastado nas duas últimas temporadas da competição, para o esquiador, este regresso, coroado com o título nacional, “tem um significado muito especial”.
“É a primeira vez que sou campeão e estou orgulhoso”, sublinhou, em declarações à agência Lusa, João Pedro Lopes, que dedica a vitória ao treinador, Arménio Matias.
O novo campeão nacional diz ter partido confiante para a prova, embora a primeira manga lhe tivesse corrido melhor que o esperado. “Eu prometi a mim mesmo que ia ganhar, estou feliz por tê-lo conseguido”, salientou.
João Pedro Lopes espera agora que o título conquistado lhe traga “mais reconhecimento” e melhores condições: “Talvez algum patrocínio que me ajude na preparação e, com isso, mais motivação”.
Na próxima semana João Pedro Lopes desloca-se à Serra Nevada, em Espanha, para participar em provas que permitem obter pontos da Federação Internacional de Esqui.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet