Por: Diario Digital Castelo Branco
A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) realiza, nos dias 22 e 23 de março, o V Seminário de Fisioterapia da ESALD, este ano subordinado ao tema “Dor crónica: perceber e simplificar”.
A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD) realiza, nos dias 22 e 23 de março, o V Seminário de Fisioterapia da ESALD, este ano subordinado ao tema “Dor crónica: perceber e simplificar”.
O programa do evento está organizado quatro sessões temáticas – “Raciocínio clínico e avaliação em Dor Crónica”, “Fatores de prognóstico em Dor Crónica”, “Educação e exercício na Dor Crónica” e “Educação e multidisciplinariedade na consulta da Dor Crónica” – e quatro workshops – “Hidroterapia em Fibromialgia”, “Prescrição de exercício em indivíduos com Dor Crónica”, “Exercício na Cervicalgia Crónica” e “Terapia manual na Dor Crónica: cervical e lombar”.
As sessões plenárias vão decorrer no Auditório da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco, no sábado, dia 22 de março, e contarão com a presença de especialistas da Unidade Locais de Saúde de Castelo Branco e de Portalegre, do Centro de Reabilitação de Alcoitão e docentes e investigadores das Escolas Superiores de Saúde de Aveiro, de Castelo Branco, de Coimbra e de Setúbal.
Já no dia 23, as sessões práticas, sob a forma de Workshops, decorrerão nos laboratórios de Fisioterapia da ESALD.
Este quinto seminário está aberto a todos os profissionais de saúde que, na sua prática diária, atendem utentes com dor crónica.
O V Seminário de Fisioterapia da ESALD é organizado pelos alunos do curso e tem por objetivo contribuir para a divulgação do conhecimento e formação de profissionais de saúde, com particular destaque para os fisioterapeutas e outros profissionais que lidam diariamente com pessoas com dor crónica.
PROGRAMA
V Seminário de Fisioterapia da ESALD
22 março 2014, Auditório da Escola Superior de Tecnologia de Castelo Branco
10h00 - Mesa 1: Raciocínio clínico e avaliação em Dor Crónica
Moderador: Fisioterapeuta Nuno Cordeiro
“Modelo Integrado de Raciocínio Clínico para a Dor e Disfunções do Movimento em indivíduos com Dor Crónica” - Eduardo Cruz, Prof. Coordenador do Departamento de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do IPS;
“Medidas de Avaliação em Dor Crónica” - Rui Gonçalves, Prof. Adjunto da Área Científica de Fisioterapia da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Coimbra;
11h30 - Mesa 2: Fatores de prognóstico em Dor Crónica
Moderador: Fisioterapeuta Eduardo Cruz
“Dor Crónica: Fatores de Prognóstico na Osteoartrose no Joelho” - Carlos Rodrigues, Prof. Adjunto da Área Científica de Fisioterapia da ESALD;
“Fatores de Prognóstico para os resultados da Fisioterapia na Dor Cervical Crónica” - Susana Duarte, Fisioterapeuta no Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão;
Almoço
14h30 - Mesa 3:RehMove - educação e exercício na Dor Crónica
Moderador: Fisioterapeuta Carlos Rodrigues
“RehMove Fibromyalgia – Programa de Fisioterapia baseado em Educação exercício para utentes com Fibromialgia” - Carmen Caeiro – Prof. Adjunto da Área Científica de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do IPS;
“RehMove Dor Lombar Crónica – Programa de Fisioterapia baseado em educação e exercício para utentes com Dor Lombar Crónica” - Rita Fernandes, Prof. Adjunto da Área Científica de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do IPS;
Coffee Break
16h15 - Mesa 4: Educação e multidisciplinariedade na consulta da Dor Crónica
Moderador: Fisioterapeuta Carmen Caeiro
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet