Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Benfica gere, na quinta-feira, no Estádio da Luz, a partir das 18:00, uma vitória de 3-1 em Londres, depois de uma exibição francamente positiva, em que um golo de Rodrigo e um "bis" do capitão e central Luisão fizerem tremer os "spurs".
A confiança reina no lado dos "encarnados", líderes do campeonato português, semifinalistas na Taça de Portugal e Taça da Liga e imponentes na segunda prova da UEFA, depois de terem sido uma das equipas eliminadas na "Champions" com mais pontos.
Na última quinta-feira, em White Hart Lane, o Benfica deu mostras da sua capacidade de tomar conta do jogo, mesmo deixando de fora Maxi Pereira, Gaitán, Enzo Perez e Lima, e muito dificilmente deixará escapar o apuramento.
O FC Porto, que vem de nova derrota no campeonato (agora em Alvalade, com o Sporting, 1-0), vai defender, a partir das 20:05, no Estádio San Paolo, uma vantagem de um 1-0 trazida do Dragão, onde terá feito uma das melhores exibições numa época quem tem sido tremida.
Se a vantagem do Benfica parece mais segura, com o FC Porto não será tanto assim e a equipa de Luís Castro, que assumiu o comando interino após a saída de Paulo Fonseca, precisa de um jogo seguro para se bater com o terceiro da Série A italiana.
Certa será a ausência de um dos pilares da equipa portista, o guarda-redes brasileiro Helton, que saiu de Alvalade com uma lesão grave, uma rotura no tendão de Aquiles, e tem a época terminada.
Com a eliminatória praticamente na mão estão também o Valência, que venceu fora o Ludogorets (3-0), com João Pereira a titular nos espanhóis e Fábio Espinho na equipa búlgara, e o Lyon, com Anthony Lopes e Miguel Lopes, que viaja até ao campo do Plzen com uma vantagem de 4-1.
Bom resultado foi também o resultado alcançado pelo visitante Bétis no dérbi de Sevilha (2-0), causando alguma surpresa face à campanha das duas equipas na Liga espanhola: o Bétis é 20.º e último e o Sevilha sétimo.
O Sevilha, que teve o guarda-redes Beto a titular e Diogo Figueiras na segunda parte (Carriço não jogou), foi surpreendido pelo rival da cidade, que, na quinta-feira, a jogar em casa, defende os dois golos de vantagem.
Muito em aberto estão ainda os jogos entre Fiorentina e Juventus (1-1), em Florença, Salzburgo e Basileia (0-0 na primeira mão) e a receção do Anzhi ao AZ Alkmaar, com os holandeses a defenderem na Rússia um triunfo de 1-0.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet