Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro disse hoje que na região existem 8.209 empresas no setor da indústria cultural criativa, que criaram 11.844 postos de trabalho e apresentaram uma faturação de 362 milhões de euros.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro disse hoje que na região existem 8.209 empresas no setor da indústria cultural criativa, que criaram 11.844 postos de trabalho e apresentaram uma faturação de 362 milhões de euros.
O resultado líquido destas indústrias, referiu o presidente da CCDR Centro, Pedro Saraiva, em Idanha-a-Nova, citou-se nos 17,5 milhões de euros.
O presidente da CCDR Centro, que falava durante a conferência "O Potencial da Economia Criativa", uma iniciativa conjunta da Câmara de Idanha-a-Nova e do Jornal do Fundão, sublinhou que "os recursos são limitados, mas a criatividade não".
Pedro Saraiva recordou também que a região Centro cresceu em inovação e é "a segunda região mais inovadora do país".
"Idanha-a-Nova está a fazer quase tudo o que é razoável que se faça. A conjugação da indústria criativa, baixa densidade populacional e história faz todo o sentido. A indústria criativa tem de ser adequada a esta realidade geográfica", referiu.
Saraiva disse ainda que no Plano Operacional Regional do Centro, que já foi formalmente entregue à Comissão Europeia (CE), "existe espaço para tudo o que se queira fazer ao nível das indústrias criativas", desde que estas ofereçam "um contributo acrescido para a coesão territorial".
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet