Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Câmara de Abrantes decidiu hoje, por unanimidade, não alienar a sua participação no capital social da empresa Valnor - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, numa reunião extraordinária.
A Câmara de Abrantes decidiu hoje, por unanimidade, não alienar a sua participação no capital social da empresa Valnor - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, numa reunião extraordinária.
A decisão tomada pelo executivo, liderado pela socialista Maria do Céu Albuquerque, surge no âmbito do processo de privatização da EGF - Empresa Geral de Fomento, SA, detentora da maioria do capital da Valnor, empresa que faz a gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos naquele município.
A autarquia decidiu também exercer o seu direito de preferência na aquisição de ações que venham a ser objeto de venda para que os municípios acionistas da Valnor fiquem detentores da maioria do capital.
Em comunicado, Maria do Céu Albuquerque considera que esta posição "defende os interesses dos munícipes por estar em causa o interesse público" e acautela a posição dos municípios nos sistemas de recolha e tratamento.
A autarca alerta ainda para os "riscos decorrentes da privatização de um setor com impacto direto na vida das populações, colocando a defesa do interesse dos utilizadores, representados pelos municípios, num plano minoritário, nomeadamente no que diz respeito à qualidade do serviço e dos tarifários".
Em causa está a privatização da EGF, ‘sub-holding’ do grupo Águas de Portugal, que gere o tratamento de resíduos através de 11 empresas, nas quais se engloba a Valnor.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) já anunciou a sua discordância relativamente à privatização destes sistemas.
No caso do município de Abrantes, enquanto participante no sistema Valnor, foi solicitado ao Governo a aquisição dos 2% da participação acionista, refere a autarquia, frisando que o fez "de acordo com o estabelecido no acordo parassocial", outorgado em 17 de abril de 2001.
"Caso a Empresa Geral de Fomento deixe de ser uma empresa maioritariamente pública, os restantes acionistas poderão adquirir à EGF e esta compromete-se a alienar um mínimo de 2% da sua participação acionista no capital social deste sistema multimunicipal", sublinhou a autarca.
Os acionistas da Valnor S.A, de acordo com a página da empresa, são os municípios de Abrantes, Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo Branco, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Idanha-a-Nova, Mação, Marvão, Monforte, Nisa, Oleiros, Ponte de Sôr, Portalegre, Proença-a-Nova, Sardoal, Sertã, Sousel, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.
A Valnor é a empresa responsável pela recolha, triagem, valorização e tratamento de resíduos sólidos nos 25 municípios da sua área de influência.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet