Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 19 de maio de 2014

Sardoal é a partir de hoje o segundo município do país com serviço de transporte público a pedido

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A população do concelho de Sardoal está abrangida a partir de hoje por um serviço de transporte público a pedido, que permite ampliar a rede de cobertura em territórios de baixa densidade populacional.

A população do concelho de Sardoal está abrangida a partir de hoje por um serviço de transporte público a pedido, que permite ampliar a rede de cobertura em territórios de baixa densidade populacional.

Promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMTejo), o projeto Transporte a Pedido encontra-se em funcionamento desde há um ano no concelho de Mação, município que acolheu uma experiência piloto de implementação de novas soluções de transporte público, adaptadas às zonas de baixa densidade populacional, e cujos resultados levaram os seus responsáveis a alargar a iniciativa.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Sardoal disse que o serviço de transporte público que hoje entra em funcionamento, com a disponibilização de dois novos circuitos que abrangem um total de 43 paragens em todo o território concelhio, "permite dar uma resposta eficiente aos problemas de mobilidade que se verificam nas zonas mais rurais" da região.

"O serviço permite aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente e proporciona uma oferta de transporte público em áreas, ou em períodos do dia ou ano, onde esta oferta não existe ou é deficitária", destacou Miguel Borges (PSD), sublinhando a "perspetiva de promoção do direito à mobilidade, numa lógica de inclusão social".

O Transporte a Pedido, à semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos. No entanto, distinguem-se do transporte regular porque pressupõem que o cliente desencadeie a viagem, contactando previamente uma central de reservas. Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado, e só vão às paragens que tiverem reservas.

Este é um projeto inovador no contexto nacional, apoiado por fundos comunitários, e que visa ser uma referência para a divulgação e replicação do transporte flexível no contexto nacional, conforme se prevê no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas Horizonte 2014-2020 do Governo.

O serviço vai ser replicado também no norte do concelho de Abrantes, nas freguesias de Carvalhal, Fontes, Mouriscas, Martinchel, Aldeia do Mato e Souto, a partir do dia 26 de maio, com a disponibilização de três novos circuitos que abrangem um total de 83 paragens.

Os concelhos de Ourém, Tomar e Vila Nova da Barquinha vão ser os próximos a beneficiar do alargamento do projeto a outros concelhos do Médio Tejo, região composta pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!