Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 20 de junho de 2014

Oleiros: Augusto Mateus apela a mais conhecimento científico no turismo

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O economista Augusto Mateus apelou esta 6ª-feira à necessidade de haver mais conhecimento científico no turismo. Apesar de sublinhar que Portugal tem feito um percurso interessante, realçou a necessidade de haver mais conhecimento científico, durante o I congresso nacional de turismo rural realizado em Oleiros.

O economista Augusto Mateus apelou esta 6ª-feira, em Oleiros, à necessidade de haver mais conhecimento científico no turismo.

Apesar de sublinhar que Portugal tem feito um percurso interessante, Augusto Mateus, durante o I congresso nacional de turismo rural, realçou a necessidade de haver mais conhecimento científico.

"Temos um país em que, do ponto de vista do ordenamento do território, está tudo feito. Só falta é meter lá pessoas", ironizou o economista.

Os “sistemas de planeamento sem pessoas não servem para nada", disse, referindo também que "o turismo deve ser pensado não partir da oferta, mas da procura".

O economista disse igualmente que o turismo é transversal à atividade económica e que "não é um setor", acrescentando que "não terá sucesso se se criarem pequenos guetos".

"O turismo é transversal à atividade económica, não é um setor. Um país turístico é um país onde é fácil chegar a todo o lado", referiu.

Augusto Mateus explicou que o turismo é responsável em Portugal por um quarto das exportações nacionais em valor acrescentado e sublinhou que o chamado turismo rural "tem uma margem de progresso colossal".

"O turismo é não só aquilo que normalmente chamamos de turismo, mas a presença no território de consumidores. Se contabilizarmos o que os turistas gastam no país em coisas não associadas ao turismo, isso representa 10% do consumo dos portugueses", adiantou.

O economista alertou que quando se fala em turismo "não se está a falar de uma realidade menor” e que “convém não brincar com coisas sérias".

Augusto Mateus disse que em relação a Portugal "não há nada em que o país seja tão forte na Europa como no turismo", mas adiantou que “existe muito para melhorar ao nível da rentabilidade turística".

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!