Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O PS faz hoje um comício em Coimbra, com o ex-candidato presidencial Manuel Alegre ao lado de José Sócrates, depois de na véspera a PSP ter detido um dos manifestantes no comício de Faro, que deu origem a incidentes.
O PS faz hoje um comício em Coimbra, com o ex-candidato presidencial Manuel Alegre ao lado de José Sócrates, depois de na véspera a PSP ter detido um dos manifestantes no comício de Faro, que deu origem a incidentes.
Perante estes incidentes, que levaram a PSP a deter um dos manifestantes, o secretário-geral do PS lamentou que não tivesse sido respeitado o direito à reunião por parte do seu partido e considerou a atitude de quem protestou “absolutamente lamentável”.
Depois de José Sócrates ter feito estas declarações à SIC e de ter abandonado Faro, gerou-se a confusão nas ruas, com empurrões e cotoveladas entre apoiantes socialistas e manifestantes, a maioria dos quais contra o início do pagamento de portagens na Via do Infante, a A22.
Logo quando o primeiro orador do comício subiu à tribuna começaram os assobios por parte dos manifestantes, que se encontravam na rua anexa ao Largo da Pontinha com cartazes a dizer “portagens na A22 não”, “auditorias às contas públicas já” ou “estamos fartos de ser roubados”.
Em outros cartazes também estavam escritas frases como “não pagamos” ou “os mesmos de sempre em banquetes e vida de luxo, enquanto o povo aperta o cinto e passa fome”.
Antes ainda dos incidentes, a PSP começou a identificar os manifestantes, acabando mais tarde por deter um deles.
Em termos de mensagem política, o secretário-geral do PS acusou o presidente do PSD de mudar de opinião sobre interrupção voluntária da gravidez por uma mera questão de disputa de eleitorado com o CDS.
“O pior que poderia acontecer a Portugal era ter uma liderança instável, porque isso não dá nem confiança nem segurança aos portugueses”, afirmou.
Antes do comício de Coimbra, à noite, José Sócrates terá uma passagem por Famalicão (freguesia de Joane) ao fim da manhã, tem um almoço comício em Guimarães e uma arruda em Barcelos a meio da tarde.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet