Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O líder do PSD "joga" hoje em "casa", num dia que será passado em Vila Real, onde cresceu e encabeça as listas sociais-democratas e onde ainda agora preside à assembleia municipal da capital do distrito.
O líder do PSD "joga" hoje em "casa", num dia que será passado em Vila Real, onde cresceu e encabeça as listas sociais-democratas e onde ainda agora preside à assembleia municipal da capital do distrito.
Aproveitando estar em "casa" e ao contrário do que é habitual, Passos Coelho começa e acaba o dia na mesma cidade, precisamente na capital do distrito, onde começará por visitar o mercado local.
À noite, a caravana voltará à cidade para encerrar o dia de campanha com um comício, onde Passos Coelho terá a seu lado uma figura de destaque do partido, desta vez o empresário e antigo presidente do Instituto Sá Carneiro Alexandre Relvas, que há cinco anos foi diretor da campanha de Cavaco Silva, que na altura o chamava de “Mourinho”.
Depois de um dia em que marcou a agenda da campanha com as declarações à comunicação social sobre a possibilidade de um novo referendo à lei que despenalizou a interrupção voluntária da gravidez até às dez semanas, o líder social-democrata poderá, tal como aconteceu quinta-feira, tentar passar sempre ao lado da polémica nos discursos.
Na quinta-feira à noite foi o que aconteceu, com a sua intervenção no jantar realizado em Bragança a voltar a centrar-se no pagamento de portagens em todas as autoestradas sem custos para o utilizador, tema que o levou a dizer que recusa fazer demagogia para “conquistar votos baratos”.
Ainda na quinta-feira à noite, e falando numa das regiões que mais sofre com os problemas da interioridade e da desertificação, Passos Coelho voltou ainda a chamar a atenção para a agricultura, defendendo que é preciso “investir a sério na economia rural”.
“Qualquer dia está toda a gente a viver no litoral e nas grande cidades e quem é que alimenta as grandes cidades em Portugal”, questionou em Bragança, lamentando que seja “o estrangeiro” a abastecer Portugal e preconizando um “território mais equilibrado e mais auto-suficiência alimentar.
Hoje, num distrito em que tem como adversário direto um dos principais ministros do Governo de José Sócrates, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, Passos Coelho além de Vila Real, passará ainda por mais quatro concelhos, visitando Vila Pouca de Aguiar ainda antes durante a manhã.
O almoço será mais a norte, em Chaves, passando ainda por Boticas e por Valpaços, antes de encerrar o dia de campanha em Vila Real.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet