Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 3 de dezembro de 2014

Covilhã: Vítor Pereira quer lançar barragem até ao fim do mandato

Por: Diario Digital Castelo Branco

No final da reunião privada do executivo desta 3ª-feira, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, afirmou que pretende “ir ao encontro de um grande sonho da Covilhã e de muitos responsáveis políticos. 

No final da reunião privada do executivo desta 3ª-feira, o Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, afirmou que pretende “ir ao encontro de um grande sonho da Covilhã e de muitos responsáveis políticos. Todos querem e desejam a barragem. É uma aspiração que tem décadas. Não faço juras ou promessas de demissão caso não consiga a construção da barragem em determinado prazo, mas prometo aos covilhanenses dedicar-me de corpo e alma a este ‘dossier’”.

Vítor Pereira elencou as diligências já efectuadas junto das instâncias ministeriais e, mais concretamente, junto do Secretário de Estado do Ambiente, que terá “manifestado total apoio a este empreendimento”.

O autarca aludiu então a uma nova localização para a barragem: “Infelizmente está inviabilizada a localização ‘A’ para a construção da albufeira, como os estudos de impacto ambiental indicam, mas há maior viabilidade a jusante do local anteriormente previsto. Estamos a trabalhar na elaboração do projecto nesta primeira fase que inclui a construção de seis reservatórios e de cerca de 30 km de condutas e adutoras, com um custo aproximado de 11 milhões de euros. Sempre no sentido de localizar a barragem no local ‘B’, também situado no vale da ribeira das Cortes”.

O edil covilhanense reconhece que há ainda muitos passos a dar e todo um conjunto de procedimentos levados a cabo por várias entidades, mas “o trabalho está a ser feito e a nossa vontade é que a obra avance o mais rápido possível. Tudo faremos para que esta seja lançada ainda neste mandato”.

A questão fazia parte da ordem de trabalhos da reunião privada devido ao processo de visto do Tribunal de Contas, relacionado com esta fase da obra, já contratualizada. A Câmara Municipal demonstrou, assim, a sustentabilidade do projecto, com a comparticipação assegurada do POVT e do componente de capital próprio proveniente do Banco Europeu de Investimentos

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!