Proença-a-Nova: Tertúlia recordou tempos áureos do comércio na segunda metade do século XX

Recordar as grandes casas comerciais de há 30, 40 anos atrás foi o mote para mais uma tertúlia e um serão bem passado. Algumas destes comércios resistiram á passagem do tempo, mas a grande maioria fechou portas. 

  • Região
  • Publicado: 2014-12-26 07:21
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Recordar as grandes casas comerciais de há 30, 40 anos atrás foi o mote para mais uma tertúlia e um serão bem passado. Algumas destes comércios resistiram á passagem do tempo, mas a grande maioria fechou portas.

Naquela altura o dinheiro era contado em tostões mas havia, na opinião dos tertulianos presentes, maior poder de compra há duas e três décadas atrás que hoje.

Proença-a-Nova e Sobreira Formosa eram, na segunda metade do século XX os dois grandes núcleos comerciais do nosso concelho. As principais ruas destas duas localidades tinham casas comerciais em cada porta e todas tinham uma vasta clientela e bastante movimento diariamente.

O comércio era variado e ao balcão do mesmo espaço comercial era possível comprar pregos e açúcar, tijolos e mercearia, plásticos e tecido a metro. Algumas casas chegavam a servir de bancos e faziam o câmbio de dinheiro.

Os comerciantes, individualidades respeitadas, tidas como pessoas idóneas e de bem, muitas vezes matavam a fome aos mais desfavorecidos e diversas vezes “rasgavam” as folhas de calotes.

O comércio estava no sangue destes homens e era uma herança de família. Hoje há ainda casas abertas que passaram entre gerações e conseguiram resistir às mudanças e exigências da sociedade de consumo.

O comércio acompanhou a evolução dos tempos e hoje há programas de gestão de stock disponíveis e alguns até obrigatórios, o que facilitam o dia-a-dia e até o tradicional balanço do final de ano, que antigamente obrigava a grandes serões. No entanto o proprietário de uma grande superfície com representação em Proença-a-Nova afirma que não há nenhum sistema ou programa informático que saiba fazer melhor a gestão de stock ou que seja mais eficaz que a experiência de um funcionário.

As tertúlias realizam-se mensalmente, na terceira quinta-feira de cada mês. No próximo mês, serão abordadas “Histórias da Assistência Médica em Proença-a-Nova.

PUB

PUB

PUB

PUB