Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Monforte da Beira inaugurou o primeiro alojamento em espaço rural Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Monforte da Beira inaugurou o primeiro alojamento em espaço rural

A aldeia de Monforte da Beira inaugurou no passado sábado, dia 27, o primeiro alojamento em espaço rural da localidade, licenciado pelo Turismo de Portugal.

  • Região
  • Publicado: 2014-12-30 07:18
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

A aldeia de Monforte da Beira inaugurou no passado sábado, dia 27, o primeiro alojamento em espaço rural da localidade, licenciado pelo Turismo de Portugal.

Este apoio ao Subprograma III do PRODER, gerido pela Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul (ADRACES), consistiu na realização de obras de requalificação e reconversão de um imóvel com cerca de 100 anos, adaptando-o a alojamento de turismo em espaço rural, com capacidade para oito hóspedes.

A unidade de alojamento fica situada ao nível do piso térreo, composta por quatro quartos com wc, sendo que um deles está preparado para o acolhimento de pessoas com mobilidade condicionada. A “Casa d´Aldeia” provém de um legado da família que, após a destruição do imóvel num incêndio, renasce agora como um novo espaço remodelado e adaptado às exigências atuais. Teresa Freire, proprietária do imóvel, adquiriu-o há 13 anos para passar os fins-de-semana, mas, já nessa altura, tinha o sonho de um dia vir a criar um espaço para turismo de habitação.

Monforte da Beira ganha dimensão com esta aposta e, pelo facto de o empreendimento se encontrar localizado no centro da aldeia, garante-lhe uma maior facilidade de acesso. Com este projeto, Teresa Freire anseia atrair mais turistas para a freguesia e, consequentemente, arrastar uma revitalização económica para a região. A criação de um novo alojamento de turismo em espaço rural vem “contribuir para desenvolver o turismo e outras atividades de lazer como forma de potenciar a valorização dos recursos endógenos dos territórios rurais, contribuindo para o aumento da notoriedade da região e criação de emprego”, refere a promotora. A oferta permitirá aos hóspedes o contacto direto com o meio rural e atividades a ele associadas, promovendo e valorizando o setor turístico e o território da Beira Interior Sul, designadamente a zona do Parque Natural do Tejo Internacional.

O investimento superior a 96 mil euros, comparticipado pelo PRODER em mais de 48 mil euros, é a prova de que os fundos comunitários deram uma contribuição substancial para a realização deste projeto.

No ato inaugural, António Realinho, diretor da ADRACES, frisou que "cabe aos programas europeus ajudar estes projetos para fazer do turismo em espaço rural um setor promissor, na medida em que existem vários outros setores associados". António Realinho sublinhou ainda que “estes projetos, com incidência nas zonas rurais, são uma alternativa para dar base económica à própria região, porque, sem base económica, não há emprego”.

Já Luís Correia, presidente da Câmara de Castelo Branco, destacou a importância da ADRACES neste projeto que reúne condições de excelência para atrair turistas à região e lembrou que “este empreendimento é uma forma importante de ajudar a freguesia, através do turismo, uma vez que temos todas as condições para apostar no turismo de natureza. A Casa d´Aldeia enquadra-se na estratégia para o turismo delineada pelo município”, concluiu o autarca.

PUB

PUB

PUB

PUB