Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, critica o PS por apelar ao voto da esquerda enquanto “pisca os dois olhos à direita”, avisando que “não é tempo de ir na conversa” dos socialistas.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, critica o PS por apelar ao voto da esquerda enquanto “pisca os dois olhos à direita”, avisando que “não é tempo de ir na conversa” dos socialistas.
Num comício no Seixal, Jerónimo de Sousa considerou que “bem se esforçam os dirigentes do PS” que vêm “um após outro apelar ao voto da esquerda ao mesmo tempo que piscam o olho, ou se for preciso, dois, ora ao PSD ora ao CDS”.
Jerónimo de Sousa lembrou também os dirigentes do PS que alertaram para a “conflitualidade social” que um “governo sem PS” pode abrir, afirmando que os socialistas pensam que “se lhes derem lá os lugares convenientes, neutralizam a luta social”.
A estratégia socialista, segundo a análise de Jerónimo de Sousa, é contar que “aqueles que votarem PS fiquem apeados de lutar ao lado do PCP porque o PS estaria no governo”.
No entanto, o secretário-geral do PCP prevê que aconteça o que recorda com a “memória longa” dos comunistas: em qualquer combinação de forças – “governando à vez, a dois ou a três” – “sempre que entraram contra o povo, mais tarde ou mais cedo, foram derrotados pelo voto ou pela luta do povo”.
Quanto ao líder social-democrata, Jerónimo nomeou-o para dizer que “é de cair para o lado” a afirmação de Pedro Passos Coelho de que “os que têm mais vão ter que ajudar os que têm menos”.
Isto porque Passos Coelho “assinou o tal acordo com a ‘troika’ em que o dinheiro vai precisamente para os que têm mais e vai impor sacrifícios aos que têm menos”.
“Ao menos tenha algum sentido de medida”, pediu, lembrando que “há seis anos, Sócrates começou com esta conversa antes de começar a mentir descaradamente”:
Jerónimo de Sousa e o cabeça de lista por Setúbal, Francisco Lopes, adaptaram o discurso à assistência, reclamando a construção do hospital do Seixal e encorajando as comissões de utentes a manterem a pressão para o avanço da obra e contra o encerramento de centros de saúde.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet