Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 2 de junho de 2011

Eleições: Louçã acusa Sócrates de “mentira organizada sobre a Segurança Social” e quer que explique aumento de impostos

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Francisco Louçã acusa José Sócrates de “mentira organizada sobre a Segurança Social” e disse que tem “dois dias para explicar onde quer aumentar impostos”, apelidando de “troika-tintas” os três partidos que assinaram o acordo da ajuda externa.

Francisco Louçã acusa José Sócrates de “mentira organizada sobre a Segurança Social” e disse que tem “dois dias para explicar onde quer aumentar impostos”, apelidando de “troika-tintas” os três partidos que assinaram o acordo da ajuda externa.

No discurso do comício de quarta-feira à noite, em Braga, o coordenador do BE afirmou que “o segundo memorando confirma que o Governo assinou com o FMI o que hoje chama – tradução portuguesa – uma ‘significativa’, quer dizer, uma grande redução da parte patronal do que o trabalhador produziu na sua empresa”.

Para o líder bloquista, “acabou o jogo de palavras e cai a máscara de quem se fez de novas como senão soubesse o que tinha assinado, como se não tivesse obrigação de explicar a cada trabalhador que, se a parte que garante o desconto para o futuro da sua pensão já não for paga, ele está a perder de duas formas diferentes”.

Perdeu “aquilo que produziu e ao mesmo tempo vai haver um aumento de impostos para compensar essa diferença”, explicou.

Louçã questiona assim Sócrates: “atreve-se a chegar às eleições com um aumento de impostos no bolso e não dizer às pessoas quanto mais é que vão pagar? Quanto menos vão ter na garantia na sua pensão?”.

O coordenador do BE alerta assim para uma “mentira até domingo para que na segunda-feira comece a vir a notícia dos novos aumentos de impostos”.

“Ainda o Eng. Sócrates tem dois dias para explicar onde é que quer aumentar impostos, quanto é que quer reduzir na parte do trabalhador”, disse, acrescentando que “os eleitores socialistas são os primeiros a ser enganados com esta medida”.

Recordando que no debate televisivo com o primeiro-ministro demissionário lhe tinha dito que “ou isto é tudo feito em cima do joelho ou então é incompetência que destrói a Segurança Social”, Louçã agora acrescenta: “é mentira organizada sobre a Segurança Social”.

“A diferença entre os signatários da troika é que há uns que são troika e outros que são troika-troika”, atirou, acusando ainda os três partidos que assinaram o acordo de serem uns “troika-tintas”.

No final, o deputado lançou ainda um apelo ao voto aos jovens e aos manifestantes da geração à rasca, voltando a tratar por tu o eleitor que quer trazer para estas legislativas.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!