Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 6 de junho de 2011

Castelo Branco: Sócrates perdeu no distrito em que era cabeça de lista

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

José Sócrates perdeu no distrito de Castelo Branco, que o viu nascer para a política e pelo qual era cabeça de lista, o que em eleições legislativas já não acontecia há 10 anos.

José Sócrates perdeu no distrito de Castelo Branco, que o viu nascer para a política e pelo qual era cabeça de lista, o que em eleições legislativas já não acontecia há 10 anos.

Apesar de os quatro deputados do círculo eleitoral terem sido divididos entre PS e PSD (dois para cada partido), o PSD venceu estas eleições no distrito (37,9 por cento dos votos face a 34,8 do PS), o que em legislativas já não acontecia há 10 anos.

João Canavilhas, docente da Universidade da Beira Interior e diretor do jornal online da instituição, Urbi e Orbi, destacou à Agência Lusa a “queda a pique” do PS registada desde 2005.

Na altura em que conseguiu maioria absoluta, José Sócrates somou quase 70 mil votos no distrito, caiu para 48 mil em 2009 e hoje somou 38.316 - enquanto o PSD ganhou com 41.799 votos.

Apesar de perder no país, “era de esperar que José Sócrates conseguisse no mínimo conquistar o maior número de votos no distrito de Castelo Branco”, disse o especialista.

Em vez disso, João Canavilhas considera “significativa” a perda de votos do PS na região.

O que está a acontecer “acaba por seguir a tendência nacional”, sublinhou, apontando também a queda do Bloco de Esquerda, de terceira para quinta força política do distrito.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!