Por: Diario Digital Castelo Branco
No cenário proporcionado pelos rios Tejo e Ocreza desenham-se alguns dos mais extraordinários percursos para a prática do Trail Run, num mixt onde a dureza dos trilhos se conjuga com a diversidade de caminhos e a beleza da paisagem, centrada em dois ícones do território do Centro: As Portas de Ródão e as do Almourão.
No cenário proporcionado pelos rios Tejo e Ocreza desenham-se alguns dos mais extraordinários percursos para a prática do Trail Run, num mixt onde a dureza dos trilhos se conjuga com a diversidade de caminhos e a beleza da paisagem, centrada em dois ícones do território do Centro: As Portas de Ródão e as do Almourão.
Foi neste cenário de excelência e com elevado coeficiente de dificuldade que se realizou, no sábado passado, dia 7, a 2ª etapa do Território Circuito Centro, promovido pela empresa de eventos desportivos, Horizontes, em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.
Os cerca de 250 atletas participantes distribuíram-se por dois percursos com distâncias de +20 e +40, traçados na envolvência da serra das Talhadas e que promoveram a passagem pelos sítios mais emblemáticos do concelho e pelas localidades de Vila Velha de Ródão, Tostão, Chão das Servas, Foz do Cobrão, Perdigão e Vilas Ruivas.
Para a prática deste desporto, cada vez mais em crescendo no número de provas e de participantes, Ródão proporciona troços em encosta e linhas de cumeada, single tracks, muito técnicos, cursos de água transponíveis, caminhos rurais murados em xisto, vestígios de antigas canadas. Uma verdadeira panóplia de pontos de interesse que ajudam os atletas a esquecer as dores e o sofrimento, preenchendo a alma com imagens inesquecíveis. A comprovar esta evidência retivemos as palavras do vencedor do ultra trail de 2014, Luís Mota, que referiu ter tido “a felicidade de correr num percurso soberbo. Uma “pérola’” do nosso Portugal!”.
Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, estamos perante uma modalidade que se destaca pela dinâmica que transporta para as localidades, pela interação que gera as populações locais que saem à rua para aplaudir os atletas interrogando-se, enquanto no forno coze o pão, sobre os motivos que levam senhoras e senhores, bem na vida, a andar a correr por montes e vales e a transportar consigo, apesar do esforço estampado nos rostos, um sorriso e o cumprimento de bons dias.
Para o município de Vila Velha de Ródão que promove o concelho como um destino turístico de excelência, para desportos de natureza, o objectivo a alcançar e o resultado dessa legítima ambição, será a de assegurar, para breve, a inclusão da prova de Vila Velha de Ródão, no circuito nacional de Trail Run. Esta será, certamente, uma mais-valia para promoção de uma região onde os trilhos pedestres e os percursos para BTT são uma imagem de marca.
Porque de uma competição se tratou os vencedores, na etapa de Vila Velha de Ródão, foram os seguintes atletas:
20+ FEMININOS 20+ MASCULINOS
1º Anabela Duque 1º António Silvino
2º Elisabete Vieira 2º João Plácido
3º Tucha Negri 3º Guilherme Neto
40+ FEMININOS 40+ MASCULINOS
1º Isabel Moleiro 1º Rui Luz
2º Carla André 2º Luís Mota
3º Sónia Tubal 3º Stefan Pequito
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet