Castelo Branco: ADRACES reabre Taberna e Mercearia no Retaxo

As portas da Taberna e Mercearia da Maria Hermínia voltaram a abrir no passado dia 12 de março, no Retaxo.

  • Região
  • Publicado: 2015-03-17 06:12
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

As portas da Taberna e Mercearia da Maria Hermínia voltaram a abrir no passado dia 12 de março, no Retaxo.

Hoje, já falecida a proprietária, o negócio continua nas mãos da família que durante gerações se tem dedicado à atividade comercial.

A Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro-Sul (ADRACES) apoiou a requalificação da casa centenária, que atravessou várias gerações e sempre desempenhou a atividade comercial no Retaxo. O apoio consistiu na realização de obras de recuperação de um imóvel do século XIX, que manteve a traça original, através do programa que respeita a abordagem Leader, gerido pela ADRACES, comparticipado em cerca de 50% do valor global do investimento que rondou os 30 mil euros.

O comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, refere que a aldeia conta agora com mais um espaço que conjuga, no mesmo local, uma área de lazer e outra comercial, uma vez que, para Isabel Lopes, atual proprietária e filha de Maria Hermínia, “é importante que o comércio continue a ter um importante papel social de dinamização económica da aldeia e continue a ser um ponto de encontro dos residentes”. Filha e pai, Silvino Carmona Lopes, que há 51 anos tem dedicado a sua vida ao comércio que agora vê renascer, mantêm viva a memória de Maria Hermínia com a reabertura da taberna que é complementada com a venda de produtos alimentares num espaço de mercearia rural, bem como a venda de produtos tipicamente regionais. Os promotores querem continuar a assegurar constantes níveis de qualidade dos produtos, de cariz tradicional, com vista à satisfação e fidelização de clientes.

O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, presente na inauguração, realçou a firme aposta na dinamização da economia, e lembrou a importância deste tipo de projetos “dirigido por pessoas com ligações afetivas à comunidade”. Luís Correia, ao dirigir-se aos promotores que viram no apoio da ADRACES a oportunidade para revitalizar, modernizar e valorizar o imóvel, disse tratar-se de “um investimento com muito coração”.

Para António Realinho, diretor da ADRACES, “a reabertura deste projeto comercial contribui para a densidade do tecido económico, assim como a revitalização económica e social deste território, sendo um contributo para dinamizar e diversificar a economia local e criar condições para a fixação da população rural deste concelho”.

Miguel Vaz, presidente da União de Freguesias de Cebolais e Retaxo, realça a importância na reabertura deste espaço comercial, dada a proximidade com os produtores e agentes económicos, não esquecendo que tem reflexos visíveis no desenvolvimento local, porque “o comércio vem ajudar a base económica da própria aldeia”. 

PUB

PUB

PUB

PUB