Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Naturtejo coordenou a promoção da Rede Global de Geoparques em Berlim Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Naturtejo coordenou a promoção da Rede Global de Geoparques em Berlim

A promoção dos Geoparques reconhecidos pela UNESCO foi coordenada pela Naturtejo na ITB, Feira Internacional de Turismo de Berlim, pelo quarto ano consecutivo.

  • Região
  • Publicado: 2015-03-17 09:48
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

A promoção dos Geoparques reconhecidos pela UNESCO foi coordenada pela Naturtejo na ITB, Feira Internacional de Turismo de Berlim, pelo quarto ano consecutivo.

O stand da Rede Global de Geoparques mereceu, pela terceira vez, o reconhecimento da Cologne Business School, que atribui todos os anos o ITB Best Exhibitor Award. Na edição de 2015, que contou uma vez mais com a gala de entrega de prémios, o stand Geoparques da UNESCO obteve a 8ª posição e foi o único premiado desenvolvido em Portugal.

Entre os dias 4 e 8 de março o espaço de 36m2 naquela que é considerada a maior feira de turismo do mundo, com cerca de 11000 expositores e 26 pavilhões, foi palco de sucesso para o Geopark Naturtejo e para os geoparques que marcaram presença ativa, casos dos geoparques de TERRA.Vita, Harz, Vukaneifel, Muskau Arch, Bergstrasse e Tianzhushan, assim como do Sítio Património da Humanidade de Messel Pit.

A Naturtejo fez a apresentação das suas rotas temáticas e experiências desenvolvidas com os seus associados pelas atrações turísticas de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, assim como de Penamacor, município que em breve espera integrar a área classificada do geoparque reconhecida pela UNESCO.

A acção visou uma vez mais aproximar o território do “trade” internacional e de captar a atenção de operadores turísticos e dos media especializados para as valências turísticas, nomeadamente o património natural e as paisagens culturais, de que se destacam claramente as serras de Penha Garcia, Gardunha e Muradal, Monsanto, as Portas de Ródão, as Portas de Almourão e a Garganta do Zêzere, o Parque Natural do Tejo Internacional e a Reserva Natural da Serra da Malcata.

Entre as numerosas atividades proporcionadas pelos geoparques, de que são exemplos os sorteios de fins-de-semana para operadores turísticos ou atividades de descoberta para as crianças, salienta-se o sucesso da cozinha regional ao vivo, com apresentação de produtos locais com o chef Mário Ramos em representação da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, e da saborosa cake designer Raquel Ramos, da empresa Geocakes.

Os contactos com inúmeros profissionais do turismo e da comunicação, assim como com o público da ITB, proveniente não apenas de Berlim e da Alemanha, como de muitos países da Europa e do mundo, foram intensos e profícuos.

O stand dos Geoparques foi visitado por interessados de todo o mundo, desde o vice-ministro do Turismo do Uruguai, a secretária de Turismo da Guatemala, políticos russos e deputados alemães, profissionais da Índia, Turquia, Brasil, Mongólia, República Checa, coordenadores de geoparques das Canárias e da Finlândia, entre muitos outros.

PUB

PUB

PUB

PUB