Diário Digital Castelo Branco - Covilhã: Joana Campos quer que Governo evite suspensão das Minas da Panasqueira Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Covilhã: Joana Campos quer que Governo evite suspensão das Minas da Panasqueira

A presidente da Junta de Aldeia de São Francisco de Assis, freguesia do concelho da Covilhã na qual as Minas da Panasqueira estão instaladas, espera que Governo tome medidas no sentido de evitar a suspensão de atividade naquela exploração de volfrâmio.

  • Região
  • Publicado: 2015-03-19 19:07
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

A presidente da Junta de Aldeia de São Francisco de Assis, freguesia do concelho da Covilhã na qual as Minas da Panasqueira estão instaladas, espera que Governo tome medidas no sentido de evitar a suspensão de atividade naquela exploração de volfrâmio.

“Estamos muito preocupados e o apelo que deixo é para que o Governo olhe para esta situação e tome medidas no sentido de evitar que o pior aconteça”, disse Joana Campos, em declarações à agência Lusa.

A autarca, que reuniu com administradores e diretores da empresa concessionária daquela mina de volfrâmio (a Sojitz Beralt Tin and Wolfram Portugal), lembrou que as informações prestadas “só fizeram aumentar a preocupação”, que já tinha manifestado na última Assembleia Municipal da Covilhã.

“Não há mais empregos nesta terra ou nas terras vizinhas. Se as minas fechassem, era um verdadeiro flagelo social. Não consigo sequer pensar nisso”, afirmou.

Joana Campos sublinhou ainda que teme não só pelo futuro da sede de freguesia e da anexa Barroca (onde está a mina), bem como por toda a região.

“Há mineiros e funcionários do Fundão, da Covilhã, da Pampilhosa. Enfim, este é um cenário que traria graves consequências e o qual temos de evitar a todo o custo”, reiterou.

A administração da Sojitz Beralt Tin and Wolfram Portugal confirmou hoje que a empresa está a passar dificuldades e admitiu que a atividade pode parar se a situação não se alterar.

“O mercado é muito atípico e tem de ser acompanhado diariamente, mas se nada mudar seremos obrigados a tomar decisões que serão más para toda a gente. Teríamos de parar toda a produção”, afirmou Alfredo Franco, presidente do conselho de administração da empresa.

Este responsável explicou que os problemas estão relacionados com as constantes quedas do preço do volfrâmio, que ronda atualmente os 277 dólares por MTU (Unidade de Tonelada Métrica), quando em igual período do ano passado estava nos 368 dólares.

As Minas da Panasqueira são as únicas minas de extração de volfrâmio a laborar em Portugal e empregam 339 pessoas essencialmente dos concelhos da Covilhã e Fundão no distrito de Castelo Branco, e Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra.

PUB

PUB

PUB

PUB