Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Churrasqueira da Quinta apresenta produto único e inovador na Beira Baixa Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Churrasqueira da Quinta apresenta produto único e inovador na Beira Baixa

Esta 5ª-feira, dia 26, a marca albicastrense “Churrasqueira da Quinta” e a Nature Fields, Lda., de Idanha-a-Nova, organizaram a apresentação da Carne Maturada de Vaca Geo do Prado, num jantar-degustação, onde se conjugaram vários pratos com os vinhos do Alentejo, da Herdade das Servas.

  • Região
  • Publicado: 2015-03-27 07:53
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Esta 5ª-feira, dia 26, a marca albicastrense “Churrasqueira da Quinta” e a Nature Fields, Lda., de Idanha-a-Nova, organizaram a apresentação da Carne Maturada de Vaca Geo do Prado, num jantar-degustação, onde se conjugaram vários pratos com os vinhos do Alentejo, da Herdade das Servas.

Marcaram presença os responsáveis pelas empresas que intervêm no processo de criação do produto: Sociedade Vale Lança, Lda, da Lardosa, Rações Zêzere, S.A, de Águas Belas, Oviger, S.A, de Alcains, Nature Fields,Lda, de Idanha-a-Nova, assim como, Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco e Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

A Carne Maturada de Vaca “Geo do Prado” é obtida a partir de animais de idade superior a 6 anos, do sexo feminino, essencialmente de raças com aptidão para produção de carne, os quais permanecem na exploração aproximadamente 6 meses, em regime extensivo, pastagens naturais e suplementados com um concentrado à base de cereais, produzido unicamente para este tipo de animais.

A maturação é realizada em câmaras de refrigeração, com temperaturas controladas e por períodos que podem variar entre as 2 e as 6 semanas. A variação do tempo de maturação deve-se essencialmente, a factores como a idade, a raça do animal, índice corporal (gordura e grau de marmoreado), entre outros, os quais potenciam o resultado final do processo de maturação.

O processo de maturação permite melhorar as chamadas qualidades organolépticas da carne. A maturação garante que no interior da peça, a carne fica mais macia, pois preserva os seus sucos e intensifica o seu sabor. A maturação é amplamente aplicada por ser de fácil utilização e ser muito eficiente para amaciar a carne, através de uma forma natural de amaciamento (sem a adição de produtos químicos).

Mas atenção, o processo de maturação não faz milagres! Através da maturação, não se consegue transformar um bife de péssima qualidade em algo agradável ao paladar. Isto significa que a qualidade da carne tem que ser garantida à partida. Pormenores técnicos para quê? Experimente e comprove.

O Jantar-degustação foi servido com os vinhos Herdade das Servas que são reconhecidos pela sua estrutura e concentração de sabores e aromas, o que permitiu realçar as caracteríticas organolépticas das carnes apresentadas e servidas no evento.

Começou-se esta aventura gastronómica com o vinho Monte das Servas Branco Escolha 2014 e os queijos e enchidos de Malpica do Tejo e o famoso pão de Penha Garcia, da Padaria Gaspar & Costa.

O convidados form surpreendidos, no primeiro prato, com um Hamburger da Quinta, obtido a partir de Carne Maturada de Vaca Geo do Prado, em fatia de pão torrado da Padaria Gaspar e Costa, de Penha Garcia, confeccionados em carvão. O vinho escolhido foi o Monte das Servas Tinto Escolha 2013, por ser um vinho ideal para o dia-a-dia.

No segundo prato, o vinho servido, Herdade das Servas Tinto Colheita Seleccionada 2012, esteve à altura, em corpo e intensidade de sabor, do “Contrafilé” de Carne Maturada de Vaca Geo do Prado.

O “Filé Mignon” de Carne Maturada de Vaca Geo Prado e o vinho Herdade das Servas tinto Vinhas Velhas 2009, conjugaram a subtileza de cada um, com sabores e aromas únicos, proporcionando um momento gastronómico único. Terminou-se este jantar-degustação com um “Abacaxi Perfumado da Quinta”, também muito apreciado pelos convidados.

A Naturfields, Lda - Carne de Vaca Maturada Geo do Prado nasceu a 8 de Abril de 2013, pelas mãos de Arlindo Cardosa, formado em Engenharia de Produção Animal, pela Escola Superior Agrária de Castelo Branco, detendo uma experiência de 18 anos, na produção de carne bovina.

A missão reconhece-se facilmente na sua assinatura: Feel the Amazing Nature!

A criação da empresa resultou da decisão de investir com seriedade no conceito “natureza”, num território com elevado potencial ao nível das suas riquezas naturais e com inúmeros fatores de desenvolvimento e atração, não fosse Idanha-a-Nova um dos concelhos que integra o Geopark Naturtejo.

O grande objetivo da empresa é o desenvolvimento e a promoção dos recursos naturais e, sendo estes tão diversos, também é diversificada a forma como a Nature Fields faz a sua abordagem e assume o seu compromisso com a Natureza.

Por um lado, dedica-se a Peritagens Agrícolas e à Consultoria nas áreas agro-ambientais, onde se pode destacar a parceria com o Projeto Rios, projeto a nível nacional, sendo a Nature Fields responsável pela implementação do projeto no concelho de Idanha-a-Nova, em parceria com a Câmara Municipal.

Por outro, dedica-se à comercialização de Produtos da Terra, alguns dos quais em parceria com produtores regionais e nacionais.

Mas os produtos de excelência da empresa, são os produtos Geo Do Prado, primeira Marca da Nature Fields. A Marca Geo Do Prado é uma marca umbrella, estando projetada a integração futura de diversos produtos.

A Churrasqueira da Quinta surgiu em Janeiro de 2007, por aquisição e remodelação da antiga Churrasqueira Santos & Gaspar, que já existia há 10 anos. Segundo Artur Diogo “o objectivo inicial era criar o próprio emprego para a minha mulher, que trabalhava em Lisboa”. Nessa altura, empregava mais um colaborador.

Com uma estratégia de oferta de grelhados no carvão, com uma boa relação qualidade-preço e com um enfoque numa estratégia de comunicação inovadora, o crescimento foi rápido, tornando-se numa loja pequena para acolher e servir, com a mesma qualidade de sempre, todos os clientes que vinham de vários pontos da cidade e das aldeias limítrofes.

Foi então quando surgiu a oportunidade para adquirir a antiga Churrasqueira O Galito, que entretanto tinha encerrado. Depois de uma profunda remodelação a Churrasqueira da Quinta abriu portas a 30 de Outubro de 2010, dando emprego a mais 3 pessoas e dando vida a um espaço que já tinha sido referência no Centro da Cidade Albicastrense.

A 10 de Dezembro de 2011, a Churrasqueira da Quinta abriu o seu terceiro espaço take away de grelhados no carvão, na cidade de Castelo Branco, na Quinta Dr. Beirão.

Este espaço, fica junto à entrada da Quinta Dr. Beirão, junto à nova rotunda. É um espaço amplo, com um layout muito funcional, criando mais quatro postos de trabalho.

Em 2014, no dia 5 de julho, abriu o seu quarto espaço, no Mercado Municipal de Castelo Branco (A Praça), apostando num dos locais mais nobres do centro da cidade de Castelo Branco, apostando em dar mais vida àquele local.

Ainda em 2014, no dia 5 de agosto, abre o seu quinto espaço, em Castelo Branco. O local selecionado foi o antigo Restaurante O Cherne, um dos mais famosos, conceituado e mais bem frequentado restaurante albicastrense, que sofreu uma inovadora remodelação. Com uma capacidade para 100 pessoas, situa-se numa das mais nobres “Quintas” da cidade de Castelo Branco, a Quinta da Granja. A base da cozinha é idêntica à dos outros espaços: grelhados do carvão, assente numa cozinha simples e saudável.

Recebeu a distinção de PME EXCELÊNCIA por duas vezes, 2013 e 2014 e emprega 18 colaboradores.

A Herdade das Servas é da família Serrano Mira, uma das mais antigas na produção de vinho na região do Alentejo. Carlos e Luís Serrano Mira são os actuais proprietários e administradores da Serrano Mira - Sociedade Vinícola, S.A. | Herdade das Servas, que zela por um património vinícola de 220 hectares, dividido em quatro vinhas: Azinhal, Judia, Monte dos Clérigos e Servas. A idade das vinhas está compreendida entre os 20 e os 60 anos, com excepção da vinha das Servas que foi plantada em Janeiro de 2007. As vinhas são seguidas por uma equipa de viticultura liderada por Carlos Serrano Mira. A direcção de enologia está a cargo de Luís Serrano Mira e do jovem enólogo Tiago Garcia. A adega, situada na Herdade das Servas, está equipada com a mais moderna tecnologia de recepção, vinificação e envelhecimento de vinhos, dando origem a tintos, brancos e rosés, sob as marcas Herdade das Servas (topo de gama), Monte das Servas e Vinha das Servas (entrada de gama).

 

PUB

PUB

PUB

PUB