Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 3 de abril de 2015

Proença-a-Nova: Viagem de bicicleta Lisboa – Baku de Jorge Cristóvão passa pela vila

Por: Diario Digital Castelo Branco

“Proença-a-Nova é, para mim, o centro do mundo, como eu digo a brincar, e não fazia sentido não passar pelo centro do mundo a caminho de um local tão longínquo como é Baku”: é desta forma que Jorge Cristóvão, o ciclista de aventura que vai ligar de bicicleta as capitais de Portugal e do Azerbaijão, reage à inclusão de Proença-a-Nova no seu percurso. 

“Proença-a-Nova é, para mim, o centro do mundo, como eu digo a brincar, e não fazia sentido não passar pelo centro do mundo a caminho de um local tão longínquo como é Baku”: é desta forma que Jorge Cristóvão, o ciclista de aventura que vai ligar de bicicleta as capitais de Portugal e do Azerbaijão, reage à inclusão de Proença-a-Nova no seu percurso. A primeira etapa da viagem que liga Lisboa à cidade anfitriã da primeira edição dos Jogos Europeus Baku 2015 termina em Proença-a-Nova e a vila natal de Jorge Cristóvão será também o palco da partida do segundo dia de viagem, marcada para 11 de abril.

O Município de Proença-a-Nova é um dos patrocinadores de Jorge Cristóvão na aventura que o ciclista propôs ao Comité Olímpico de Portugal: sugeriu ligar de bicicleta a parte mais ocidental à mais oriental da Europa no âmbito da realização dos primeiros Jogos Europeus, que têm lugar em Baku, capital do Azerbaijão, entre os dias 12 e 28 de Junho. “A proposta foi aceite de imediato”, revela Jorge Cristóvão, que ficou espantado pelo rápido acolhimento da sua ideia. Irá transportar a bandeira nacional durante 6800 quilómetros, que entregará à Equipa Olímpica de Portugal em Baku a 10 de junho, no dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. “Está tudo programado para que assim seja. Espero que não haja nenhum percalço e que tudo corra como está previsto”, acrescenta.

“É com um grande orgulho que o Município de Proença-a-Nova vê um dos seus «filhos» envolvidos num grande desafio de sacrifício, vontade e também orgulho pelo que somos e representamos na Europa e no mundo. Faz todo o sentido que o nosso Município acarinhe o projeto deste proencense que transportará a bandeira de Portugal e o orgulho de ter nascido na nossa terra, de Lisboa até Baku”, adianta João Manso, vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Para o Jorge Cristóvão um grande abraço e votos de boa sorte”.

Militar na reserva, Jorge Cristóvão conquistou, em Janeiro deste ano, o terceiro lugar no Trans Andes Challenge, no Chile. Realizou treino intensivo durante mais de seis meses para essa competição e, aproveitando a boa forma física, decidiu propor-se a este desafio. “Agora, a minha preparação tem sido fazer longas distâncias, quase todos os dias pedalo acima dos 100 quilómetros mas com mais calma, para o corpo se habituar porque vamos numa posição um bocado ingrata”, afirma. A sua companheira de estrada vai ser uma bicicleta elétrica BMW Cruise e-Bike, que poderá ser uma ajuda importante nas subidas. Mas o esforço terá de ser sempre do ciclista: “temos que pedalar sempre senão ela não dá auxílio nenhum e a partir dos 25 km/h já somos nós a fazer o esforço todo”. 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!