Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 15 de junho de 2011

Cavaco Silva conclui hoje audiências com partidos, antes de indigitação do primeiro-ministro

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Presidente da República conclui hoje as audiências com os partidos com assento parlamentar, encontros que constitucionalmente têm de anteceder a indigitação do novo primeiro-ministro.

O Presidente da República conclui hoje as audiências com os partidos com assento parlamentar, encontros que constitucionalmente têm de anteceder a indigitação do novo primeiro-ministro.

O primeiro partido a ser recebido esta manhã será o CDS-PP, às 10:00, seguindo-se, uma hora depois, a audiência com o PS.

Para as 12:00 está agendado o encontro com o PSD, que conclui a ‘ronda’ do Presidente da República pelos partidos com representação na Assembleia da República, que começou na terça-feira, com a audição do partido ecologista Os Verdes, o BE e o PCP.

Nos encontros que se realizaram na terça-feira, todos os partidos foram unânimes na necessidade do novo primeiro-ministro ser indigitado o mais depressa possível, não tendo qualquer deles levantado obstáculos à celeridade que o Presidente da República está a querer impor à conclusão do processo.

Conforme o chefe de Estado anunciou na semana passada, após a audição dos partidos, imposta pela Constituição, segue-se a indigitação do primeiro-ministro.

“Só depois se seguirá a nomeação do novo primeiro-ministro e do seu Governo”, afirmou Cavaco Silva.

Também na semana passada, o Presidente da República revelou ainda que o novo Governo poderá tomar posse antes do dia 23, caso não surja algo de “confuso” ou “difícil” na contagem dos votos da emigração.

Contudo, já esta terça-feira surgiram notícias sobre alegadas irregularidades na recolha e envio para Lisboa dos votos do Rio de Janeiro, realizada por um jornal daquela cidade brasileira, estando ainda o PS a avaliar se pede a impugnação da contagem de votos dos emigrantes no Brasil.

Conforme também lembrou na semana passada Cavaco Silva, o chefe de Estado está legalmente impedido de dar posse ao novo executivo enquanto não forem publicados os resultados legais das eleições legislativas de 05 de junho.

Entretanto, também na terça-feira, o Presidente da República recebeu o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, que comunicou a Cavaco Silva que o seu partido e o CDS-PP já "dispõem de uma solução maioritária de Governo".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!