Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 22 de abril de 2015

Idanha-a-Nova: Ultramaratona percorre 277 Km com passagem no Geopark Naturtejo

Por: Diario Digital Castelo Branco

Uma ultramaratona internacional de 277 Km em autonomia partiu este domingo de Penha Garcia, concelho de Idanha-a-Nova, com destino à Guarda.

Uma ultramaratona internacional de 277 Km em autonomia partiu este domingo de Penha Garcia, concelho de Idanha-a-Nova, com destino à Guarda.

A prova compreende seis etapas, ao longo de sete dias, entre 19 e 25 de abril, e faz parte de um dos mais conhecidos eventos de ultra trail em todo o mundo: o Trans Pangaean Challenge. É composto por quatro competições que se realizam nos mais espetaculares territórios do Canadá, Portugal, Gronelândia e Noruega, tendo como eixo o Trilho Internacional dos Apalaches.

A prova no formato português tem o nome The Crossroads e é organizada pela empresa norte-americana Land’s End Expedition Racing com o apoio da Naturtejo, E.I.M, os municípios que constituem este território e outros por onde passam os ultramaratonistas.

São 15 atletas de resistência (acompanhados por cerca de 20 voluntários), oriundos de quase todos os continentes, que estão a atravessar as melhores paisagens, o património mais significativo e os trilhos mais duros que acompanham os cumes das montanhas, com passagem no ponto mais alto de Portugal continental.

A recém-inaugurada Grande Rota Muradal-Pangeia, correspondente ao Trilho Internacional dos Apalaches português, no concelho de Oleiros, em pleno Geopark Naturtejo, é o argumento principal da realização desta competição em Portugal e um dos pontos altos da exigente jornada.

Na sessão de boas-vindas aos atletas, o presidente da Naturtejo, Armindo Jacinto, sublinhou a “notoriedade” que esta competição dá a Portugal, adiantando que a próxima edição conta já com o triplo das inscrições.

“É um evento que surge na sequência do trabalho que temos estado a fazer no território, que culminou na inauguração do trilho português dos Apalaches, em Oleiros, o qual pretendemos estender até Espanha”, explicou.

A competição, que já realizou a prova canadiana, segue ainda para a Gronelândia e Noruega, continuando a percorrer os trilhos internacionais dos Apalaches, o maior trilho de pegadas humanas do mundo.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!