Por: Diario Digital Castelo Branco
No dia 19 de abril de 2015 a Escola Equestre-Picadeiro Tavares Ramos possibilitou a realização de uma prova de obstáculos integrando a 5º Feira Agro-Agrária que se realizou na Escola Agrária de Castelo Branco.
No dia 19 de abril de 2015 a Escola Equestre-Picadeiro Tavares Ramos possibilitou a realização de uma prova de obstáculos integrando a 5º Feira Agro-Agrária que se realizou na Escola Agrária de Castelo Branco.
A supremacia dos alunos de José Tavares Ramos foi notória quer em número de conjuntos, quer em resultados, ocupando 90% dos lugares do pódio e de participações, facto que não deixou indiferente a direcção da escola que agradeceu a excelente participação de Tavares Ramos assumindo também a melhoria de aspectos organizativos no futuro.
Na prova de 0,30m Diogo Estrela-Viena foi 1º, Matilde Rocha-Ramadan 2º, Carolina Ribeiro 3º, Matilde Oliveira 4º.
A prova de 0,50m foi vencida por Diogo Clemente-Vicky, seguido por Sofia Martins-Universo, Margarida Hliário-Flika, José Fiães-Vicky.
Na prova de 0,80m Sofia Martins-Ramadan foi 3º, Margarida Mouzelo-Velamour 4º e Ana Seguro-Universo foi 5º fechando assim o pódio.
Na prova de 1,00m com barrage a 1,10m estiveram também no pódio João Martins-Ramadan 2º, Bruno Ramos 3º, Francisco Cavaca-Velamour 5º e Ingride Fernandes-Benhur também 5º.
Muitos outros conjuntos da escola equestre fundanense estiveram também em prova, que para além dos resultados foi muito valorizada a participação e o convivio com a Sra. de Mércules a ser a padroeira dos cerca de 60 conjuntos que participaram na iniciativa.
Em meados deste mês de Abril realizou-se mais uma etapa do circuito Rota Hípica BRA ( Beiras, Ribatejo e Alentejo).
Foi organizada nas instalações da Escola Equestre Picadeiro Tavares Ramos no Fundão, estando também representados o Centro Hípico Santa Bárbara – Constância, C. H. Fonte Velha – Portalegre, C. H. Abrantes, C. H. Margens do Tejo – Vila Nova Barquinha, C. H. Vale de Ferreiros – Pego e C. H. S. Brás – Elvas, reunindo cerca de 140 conjuntos. Tiveram também representadas algumas entidades que deram o seu apoio à organização, nomeadamente União de Freguesias do Fundão, Associação Comercial, Escola Profissional, Associação Gardunha Viva e algumas empresas da região.
Os cavaleiros que representam a Escola Equestre Fundanense, pontuaram para o ranking, ficando muito bem posicionados para o final do circuito previsto para Maio.
Na prova de gincana destinada às crianças “um pódio para todos” participaram Diogo Osório, Filipa Oliveira, Sandro Salvado, Clea Nunes e Matilde Pacheco.
Na prova de 0.30m Rita Leitão com Ramadan foi 4ª.
Na prova de 0,60m Carina Morais / Ramadan foi 1ª, 2ª Filipa Nabais com Vicky e 5º Diogo Clemente com o mesmo cavalo.
Na prova de 0,80m, 1ª Rita Leitão / Ramadan, 2ª Margarida Hilário / Flicka. Esta prova, bem como a de 0,30m e 0,60m disputaram-se com “Tempo óptimo”, tendo os cavaleiros que se aproximar o mais possível do tempo estabelecido.
Na prova de 1,00m, Bruno Ramos / Ramadan foi 2º, Ingride Fernandes / Bitória foi 3ª e Inês Fernandes / Ben-Hur foi 4ª. Esta prova é denominada “ Caça ”, sendo disputada ao cronómetro, acrescentado segundos por cada obstáculo derrubado.
Na prova de 1,10m, Catarina Ramos / V Surprise foi 2ª e Francisco Cavaca / Ben-Hur foi 3º, a qual se denomina de “ Dificuldades progressivas “ onde o conjunto soma pontos por cada obstáculo transposto, com opção de no último obstáculo escolher o joker colocado a 1,20m somando assim mais pontos, podendo atingir no final um total de 65 pontos.
Muitos outros cavaleiros afectos ao picadeiro Tavares Ramos participaram nesta etapa completando o resto da tabela classificativa entre o top 10.
Esta etapa demonstrou mais uma vez que o hipismo na região está de “muita saúde e recomenda-se”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet