Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 18 de junho de 2011

Passos Coelho "estreia-se" na UE logo após tomada de posse, Portas em julho

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O primeiro elemento do novo Governo português a deslocar-se a Bruxelas para uma reunião europeia será logo o primeiro-ministro, para o Conselho Europeu da próxima semana, enquanto o novo chefe de diplomacia deverá “estrear-se” em julho.

O primeiro elemento do novo Governo português a deslocar-se a Bruxelas para uma reunião europeia será logo o primeiro-ministro, para o Conselho Europeu da próxima semana, enquanto o novo chefe de diplomacia deverá “estrear-se” em julho.

Dois dias depois da tomada de posse, marcada para terça-feira, o primeiro-ministro Pedro Passos Coelho ruma a Bruxelas para participar na cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que decorre entre quinta e sexta-feira, estreando-se assim na “alta roda” europeia logo após a entrada em funções.

Se não forem efetuadas alterações aos calendários da atual presidência húngara da União Europeia, que termina no final do corrente mês, e da próxima presidência polaca, que se inicia a 01 de julho, quase um mês separará a primeira aparição em Bruxelas do primeiro-ministro e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, os líderes dos dois partidos do governo de coligação PSD/CDS-PP.

Paulo Portas – que já tem experiência de Bruxelas quando foi ministro da Defesa entre 2002 e 2004 – deverá “estrear-se” como chefe da diplomacia numa reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros agendada para 18 e 19 de julho, em Bruxelas.

Até ao final da atual presidência húngara da UE haverá apenas dois conselhos ministeriais, no Luxemburgo: uma reunião extraordinária de Competitividade e um encontro de ministros da Agricultura, que poderão assim assinalar a primeira presença “europeia” dos novos ministros da Economia, Álvaro Santos Pereira, e Agricultura, Assunção Cristas.

Já durante a presidência polaca da UE, “entrará em ação” o novo ministro das Finanças, Vítor Gaspar, que deverá apresentar-se aos seus homólogos europeus nas reuniões do Eurogrupo (países da Zona Euro) de 11 de julho e do Ecofin (27 Estados-membros) do dia seguinte, em Bruxelas, o último Conselho agendado até às férias de verão.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!