Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Eurodeputada Liliana Rodrigues visita distrito de 11 a 16 de Maio Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Eurodeputada Liliana Rodrigues visita distrito de 11 a 16 de Maio

Enquanto membro da Comissão do Desenvolvimento Regional, Liliana Rodrigues reunirá com os presidentes das Câmaras de Castelo Branco, Covilhã e Fundão, aproveitando ainda para conhecer algumas das empresas regionais e inteirar-se da aplicação dos fundos comunitários.

  • Região
  • Publicado: 2015-05-07 11:46
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Enquanto membro da Comissão do Desenvolvimento Regional, Liliana Rodrigues reunirá com os presidentes das Câmaras de Castelo Branco, Covilhã e Fundão, aproveitando ainda para conhecer algumas das empresas regionais e inteirar-se da aplicação dos fundos comunitários.

Liliana Rodrigues entende que “em Portugal, a distribuição da população e da actividade económica continua a ser profundamente assimétrica, gerando diferenças de desenvolvimento muito significativas" anuncia online o dnoticias.pt.

"Apesar de todos os esforços feitos pelos autarcas, ainda temos um litoral mais jovem, urbano, dinâmico e economicamente pujante e, por outro lado, um interior envelhecido, rural, estagnado e economicamente deprimido. Este é o retrato e, a meu ver, dois factores contribuíram para esta situação: a concentração de infra-estruturas, serviços e criação de emprego público e privado em zonas que supostamente tirariam maior proveito dos investimentos, muito por força das economias externas; e uma lógica política que privilegiou as zonas de maior concentração populacional e eleitoral. Assim se encerraram serviços de saúde, escolas e correios ao mesmo tempo que se colocavam portagens nas principais vias de circulação (a ferrovia há muito que foi esquecida), tornando ainda mais difícil cativar as pessoas a viver e a investir no interior. Não basta ter a ideia idílica do interior, muitas vezes propagada pela comunicação social, é necessário assumir o princípio da solidariedade interterritorial, transferindo recursos e apoios ao desenvolvimento para estas regiões. Isso faz-se invertendo a lógica de desqualificação dos serviços e infra-estruturas destes territórios. Isto faz-se através do reforço da dotação de serviços e da atractividade de alguns centros urbanos do interior. Isto faz-se tendo em conta os recursos e capacidades endógenas desses lugares e pensando o respectivo desenvolvimento a partir do aproveitamento desses recursos e competências. Penso que uma aplicação bem estruturada dos fundos europeus será aqui um factor decisivo no sentido de contrariar este estado de coisas. No caso específico da Região Centro, são 2155 mil milhões de euros que a UE coloca à disposição através do Programa Operacional Regional do Centro (2014-2020) e que tem por objectivo a competitividade empresarial, mas sem esquecer a qualificação dos cidadãos e a inclusão social", diz a eurodeputada.

Enquanto membro da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Género, Liliana Rodrigues visitará ainda algumas associações que trabalham nesta área, a Universidade da Beira Interior e escolas secundárias onde apresentará uma conferência sobre o Ano Europeu do Desenvolvimento.

Programa
Dia 12 - 10:00 - Universidade da Beira Interior (reunião com Catarina Sales de Oliveira, responsável pelo Plano de Igualdade de Género da UBI)
Dia 13 - 10:00 - Escola Secundária Quinta das Palmeiras – Covilhã (Palestra sobre o Ano Europeu do Desenvolvimento para alunos do ensino secundário)
- 15:00 - Associação CooLabora (cooperativa de consultoria e intervenção social - Covilhã)
Dia 14 - 9:30 - Câmara Municipal de Castelo Branco (Reunião com o presidente e visita ao Centro Tecnológico Agro-Alimentar e a uma Incubadora de empresas)
- 15:00 - Câmara Municipal do Fundão (Reunião com o presidente e visita à empresa J3LP, ao Fab Lab Aldeias do Xisto, ao Centro de Negócios e Serviços do Fundão e à Altran)
- 21:00 - Reunião com alunos do Curso de Liderança e Acção Política (Iniciativa da CooLabora com apoio da UBI e da Gulbenkian)
Dia 15 - 14:00 - Câmara Municipal da Covilhã (Reunião com o presidente e visita ao Data Center Portugal Telecom, à Parkurbis, à empresa Paulo Oliveira SA e a um cerejal na Freguesia do Ferro)
- Jantar/conferência/debate sobre desenvolvimento regional (pousada Serra da Estrela – Covilhã)

PUB

PUB

PUB

PUB