Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 20 de junho de 2011

Agricultura: Apoio aos jovens “é das propostas mais importantes” do Presidente da República - docentes da ESACB

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O diretor da Escola Superior Agrária de Castelo Branco afirmou hoje que a criação de novos incentivos para os jovens apostarem na agricultura “é uma das propostas mais importantes” do Presidente da República, no apelo ao regresso ao espaço rural.

O diretor da Escola Superior Agrária de Castelo Branco afirmou hoje que a criação de novos incentivos para os jovens apostarem na agricultura “é uma das propostas mais importantes” do Presidente da República, no apelo ao regresso ao espaço rural.

No seu discurso no Dia de Portugal, Cavaco Silva referiu que “redescobrir o valor do interior e do espaço rural é um imperativo de portugalidade”.

O Presidente da República, que falava em Castelo Branco, salientou que é necessário “desenvolver um programa de repovoamento agrário do interior, criando oportunidades de sucesso para jovens agricultores”.

Celestino Almeida, diretor da Escola Superior Agrária (ESA) de Castelo Branco, considerou hoje em declarações à Lusa que a ideia de captar jovens agricultores como a que mais se realça no discurso do Presidente da República, dada a necessidade de haver uma “renovação geracional”.

A ideia “não é nova”, mas o discurso de Cavaco pode provocar “uma reflexão sobre a matéria: tendo havido já medidas de apoio, porque é que ainda se está a discutir isto”, questiona.

Para José Pedro Fragoso, docente da ESA que acompanha explorações agrícolas no terreno, a resposta é clara: “os programas não têm sido eficazes”.

Segundo refere o professor, a renovação de gerações no mundo rural “é o ponto fulcral”.

Após quatro quadros comunitários de apoio “e sempre com medidas para os jovens agricultores, a realidade é que a idade média dos agricultores nos últimos 10 anos aumentou de 59 para 63, com despovoamento crescente do Interior”, sublinhou.

Os dados fazem parte do Recenseamento Agrícola 2009, apresentado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em maio.

José Pedro Fragoso e Paulo Águas, outro docente, veem o discurso de Cavaco Silva como um convite à reflexão “sobre um problema que tem sido mal abordado politicamente”, recomendando “maior atenção” ao setor.

Para que haja agricultores mais novos, um dos passos prioritários do novo governo terá que passar por uma “simplificação” de leis e regulamentos, defendem os docentes da ESA em Castelo Branco.

Celestino Almeida disse não ter “expetativas” sobre Assunção Cristas, ministra da Agricultura, do Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, por não a conhecer, mas estar curioso para conhecer a equipa de secretários de Estado.

Dado que “será uma super-ministra” será importante conhecer quem a acompanha, concluiu.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!