Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Rampa da Covilhã - Serra da Estrela, terceira etapa do Campeonato Nacional de Montanha de automobilismo, decorre este fim-de-semana com a presença de 29 pilotos e "das melhores listas de inscritos", garante a organização.
A Rampa da Covilhã - Serra da Estrela, terceira etapa do Campeonato Nacional de Montanha de automobilismo, decorre este fim-de-semana com a presença de 29 pilotos e "das melhores listas de inscritos", garante a organização.
"A Rampa Serra da Estrela foi considerada das melhores da Europa, a mais segura da Península Ibérica. O piso é excelente para a prática das provas de montanha. Estão reunidas as condições para termos uma boa competição", disse hoje Jorge Castanheira, diretor da prova, durante a apresentação do evento de automobilismo.
A prova realiza-se no percurso da antiga Rampa Internacional Serra da Estrela, organizada pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP), que em 2010 deixou de se realizar por motivos financeiros. Foi retomada em 2013, pelo CAMI - Clube Aventura do Minho, com o apoio da Câmara Municipal da Covilhã, mas sem contar com a etapa do Campeonato Europeu de Montanha.
Os pilotos inscritos nas quatro categorias farão os cinco quilómetros entre a Covilhã, a 846 metros de altitude, e o antigo Sanatório das Penhas da Saúde, a 1.297, num trajeto com um desnível de 451 metros e uma inclinação média de nove por cento.
No ano passado, a Rampa da Covilhã voltou a integrar uma competição internacional, a Taça de Montanha, que não foi possível incluir este ano devido a constrangimentos financeiros. "Estamos muito sujeitos a uma conjuntura que nos ultrapassa", justificou Jorge Torrão, vereador com o pelouro do Desporto na Câmara da Covilhã, que apoia com 20.000 euros a competição, orçada em 30.000 euros.
Apesar da ausência de equipas estrangeiras, Jorge Castanheira assegura estarem reunidos os ingredientes para se assistir a um bom espetáculo.
"Em Portugal, temos muito bons pilotos. Os que vamos ter aqui garantem-nos que vamos ter um bom espetáculo", salienta o diretor da prova.
Os treinos oficiais começam sábado, às 15:30, e a primeira subida está marcada para as 17:30. No domingo, a competição tem início às 10:30, com mais duas subidas.
Rui Ramalho, líder do campeonato, é um dos participantes, que tem em João Fonseca, a correr em casa, o principal concorrente.
A competição acolhe ainda, como prova extra, a Rampa Sprint da Covilhã, que conta com 11 pilotos.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet