Por: Diario Digital Castelo Branco
A 10 de junho, a capital da cereja voltou a receber o pelotão do triatlo nacional para a XI edição do Triatlo Cidade do Fundão, competição que englobou na parte da manhã uma prova de Triatlo pontuável para a Taça de Portugal, sendo que à tarde se desenrolou o II Duatlo Jovem a contar para o Campeonato Nacional Jovem.
A 10 de junho, a capital da cereja voltou a receber o pelotão do triatlo nacional para a XI edição do Triatlo Cidade do Fundão, competição que englobou na parte da manhã uma prova de Triatlo pontuável para a Taça de Portugal, sendo que à tarde se desenrolou o II Duatlo Jovem a contar para o Campeonato Nacional Jovem.
O Clube de Triatlo do Fundão (CTF) fez-se representar com um total de 19 atletas, distribuídos pelas diversas competições, salientando-se que na prova da Taça de Portugal, o Clube constituiu a maior delegação participante, com 13 triatletas.
A prova pontuável para a Taça de Portugal disputada na parte da manhã tratou-se de um triatlo efetuado na distância sprint, pelo que os triatletas tiveram de vencer 750 m de natação na barragem da Capinha, 20.9 km de ciclismo de estrada até ao Fundão e 5 km de corrida que se desenrolaram nas principais avenidas da cidade.
Coletivamente, a equipa do C.D. “ Os Águias” de Alpiarça foi a grande vencedora tanto em masculinos como em femininos, tendo a equipa masculina do CTF obtido o 12º lugar entre 20 equipas participantes. Em termos individuais os vencedores foram Filipe Azevedo e Alexandra Santos, ambos do C.D. “ Os Águias” de Alpiarça.
Em representação do CTF, Guilherme Pires foi o triatleta que obteve a melhor classificação individual conseguindo o 22º lugar, a que correspondeu o 6º lugar no escalão de cadetes. Por escalões, o CTF subiu três vezes ao pódio, em Vet 2 Maria Rico venceu e Cristina Salavessa conquistou o 2º lugar, Júlio Martins garantiu o 2º lugar em Vet 4. Destaque ainda para Vítor Pereira que em Vet 2 obteve o 4º lugar, ficando a escassos 9 segundos do pódio.
Na competição da tarde, o II Duatlo Jovem do Fundão, a Escola de Triatlo do CTF marcou presença com 6 triatletas que garantiram o 19º lugar por equipas, num total de 29. Individualmente, destaque para Miguel Pires que no escalão de Infantis obteve o 13º lugar.
Apesar de alguns atletas se terem estreado em competições de triatlo/duatlo, o seu desempenho deixa augurar boas perspetivas para o futuro, sendo de realçar a atitude demonstrada pelos mais jovens, cuja força de vontade e alegria contagiantes lhes permitiu superar este desafio. Foram registadas as seguintes classificações individuais:
XI Triatlo Cidade do Fundão
|
Taça de Portugal (Triatlo) Guilherme Pires - 22º Individual / 6º Cad César Gaiola - 102º Individual / 19º Jun Edgar Martins - 75º Individual / 10º Sen João Tavares - 115º Individual / 22º Sen Luís Gonçalves - 82º Individual / 17º Vet 1 Miguel Silva - 108º Individual / 23º Vet 1 Nuno Pires - 124º Individual / 29º Vet 1 Vítor Pereira - 70º Individual / 4º Vet 2 João Matos - 105º Individual / 9º Vet 2 Paulo Amaral - 116º Individual / 4º Vet 3 Júlio Martins - 113º Individual / 2º Vet 4 Maria Rico - 14º Individual Feminino / 1º Vet 2 Cristina Salavessa - 15º Individual Feminino / 2º Vet 2
|
Campeonato Nacional Jovem (Duatlo) Beatriz Mesquita – 16º Benjamins Femininos João Silva – 24º Benjamins Masculinos Rita Matos – 16º Infantis Femininos Miguel Pires – 13º Infantis Masculinos Afonso Ramos – 31º Infantis Masculinos Joana Pires – 19º Juvenis Femininos
|
Fotos: C. Carvalho / CN Jovem- Clarisse Henriques
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet