Vila Velha de Rodão: Museu do Azeite – Centro de Convívio Temático abre portas no Tostão

Foi inaugurado no Tostão, concelho de Vila Velha de Ródão, o Museu do Azeite – Centro de Convívio Temático que nasceu da reconversão do lagar social, mais conhecido por Lagar Novo, propriedade da Associação Recreativa e Cultural do Tostão.

  • Região
  • Publicado: 2015-06-17 07:41
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Foi inaugurado no Tostão, concelho de Vila Velha de Ródão, o Museu do Azeite – Centro de Convívio Temático que nasceu da reconversão do lagar social, mais conhecido por Lagar Novo, propriedade da Associação Recreativa e Cultural do Tostão.

De incalculável valor patrimonial e histórico para a economia local, o antigo lagar artesanal, localizado no centro da aldeia, foi recuperado através da candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (Proder) gerido pela ADRACES, tal como os objetos que serviram durante anos naquela que foi uma das atividades com maior tradição na região, numa altura em que a agricultura era o único meio de subsistência e a oliveira uma das mais importantes culturas.

O dia foi de festa na aldeia onde muitos puderam recordar com fotografias e artefactos o processo de produção do azeite e que agora a Associação Recreativa e Cultural do Tostão, através da valorização e refuncionalização do lagar em Museu do Azeite, pretende perpetuar na memória, uma vez que “no Tostão todos tinham azeitona e bom azeite devido às características do olival, sendo de extrema importância na economia familiar”, refere Fernando Carmona, presidente da direção da Associação Recreativa e Cultural do Tostão.

No ato inaugural, António Realinho, vice-presidente e diretor executivo da ADRACES, frisou a importância de devolver o antigo lagar à população, preservando a memória de um património tão singular e característico da nossa ruralidade onde “a ADRACES através do programa Leader/Proder comparticipou em 42 mil euros o projeto que teve um envelope financeiro na ordem dos 70 mil euros”.

Luís Pereira, presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, presente na inauguração, frisou a dinâmica e empenho da Associação Recreativa e Cultural do Tostão que tem sabido mostrar capacidade e lembrou a importância deste tipo de projetos. “Esta obra é um reconhecimento da capacidade de todos os que nela contribuíram e, que não foi fácil, mas cujo desafio ambicioso a Associação soube ultrapassar”. O autarca lembrou ainda o trabalho da ADRACES que “neste concelho, tem sido um parceiro fundamental no desenvolvimento local”.

PUB

PUB

PUB

PUB