Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: Distrital da JSD recebeu Comissão Política Nacional Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: Distrital da JSD recebeu Comissão Política Nacional

No passado sábado, dia 13, duas dezenas de militantes da região receberam, na sede concelhia do Fundão, a Comissão Política Nacional da JSD, representada pelo Vice-Presidente Coordenador, Hugo Roque, e pelo Coordenador do Gabinete de Estudos, Luís Rebelo.

  • Região
  • Publicado: 2015-06-18 10:07
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

No passado sábado, dia 13, duas dezenas de militantes da região receberam, na sede concelhia do Fundão, a Comissão Política Nacional da JSD, representada pelo Vice-Presidente Coordenador, Hugo Roque, e pelo Coordenador do Gabinete de Estudos, Luís Rebelo.

Esta reunião teve como objectivo a recolha e debate sobre propostas a serem incluídas no Programa da JSD, que será apresentado à Coligação 'Portugal à Frente'.

A JSD Distrital de Castelo Branco preparou-se antecipadamente e, no âmbito desta reunião, apresentou algo distinto de todas as outras estruturas do país. Em vez de uma simples troca de ideias, os representantes da JSD Nacional receberam uma Moção de Estratégia Sectorial, intitulada «Hoje Construímos o Futuro», cujo primeiro subscritor é Hugo Ferrinho Lopes, Presidente da Comissão Política Distrital da JSD. Esta moção trata-se de um programa que abarca áreas como a sustentabilidade e o ambiente; a educação; a saúde e bem-estar social; a demografia; o emprego, investimento e desenvolvimento económico; e o sistema político e judicial.

O debate não só se revelou extremamente profícuo e participado, como também incidiu em temas tão importantes para o distrito como são os elevados custos das portagens cobradas na A23; a revisão do financiamento das instituições de ensino superior e a promoção de um maior número bolsas de estudo por mérito; a melhoria do acesso a cuidados paliativos; a defesa de maiores apoios à natalidade e ao emprego jovem; a aprovação de medidas descriminação positiva para o Interior; e, até, a reforma do sistema eleitoral português. Foram incorporadas propostas já trabalhadas também ao nível concelhio, como o estudo protagonizado em Dezembro passado pela JSD Covilhã sobre as portagens na A23 e de que modo as taxas cobradas não são rentáveis, nem ao Estado, nem aos cidadãos.

Segundo o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco, os representantes da nacional consideraram que "se existisse uma espécie de Governo Distrital, teríamos aqui um magnífico programa de governo. A JSD Distrital de Castelo Branco fez um excelente trabalho. Esta moção está fenomenal. Muitos parabéns!"

"De facto, refletir, pensar e debater o que queremos para a sociedade não é tarefa fácil. Quando olhamos à nossa volta, verificamos que há sempre possibilidade de melhorar o que nos rodeia. A impossibilidade de adquirir a perfeição é um dado adquirido, mas a busca incessante por tentar adquiri-la constitui uma obrigação para todos nós". conclui o comunicado.

PUB

PUB

PUB

PUB