Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 25 de junho de 2015

Sertã: Nacionais de wakeboard e wakeskate disputam-se este fim de semana em Castelo do Bode

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Mais de 40 atletas vão disputar este fim de semana o Campeonato Nacional de wakeboard e wakeskate, competição que vai ter lugar na praia fluvial do Trízio, na Sertã, na Barragem de Castelo do Bode.

Mais de 40 atletas vão disputar este fim de semana o Campeonato Nacional de wakeboard e wakeskate, competição que vai ter lugar na praia fluvial do Trízio, na Sertã, na Barragem de Castelo do Bode.

Em declarações à agência Lusa, André Matos, presidente da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW), perspetivou finais "muito renhidas e difíceis" para os atuais campeões nacionais, Bernardo Branco e Tiago Miguel.

O dirigente salientou que esta edição dos campeonatos é a que conta com o maior número de atletas internacionais inscritos para competir no ‘open’, prova aberta a concorrentes de todas as nacionalidades.

"Este ano temos cerca de 40 concorrentes ao título de campeão nacional, sendo que, na modalidade de wakeboard, o Bernardo Branco, com 18 anos, foi quinto classificado no Europeu de 2014, e o Tiago Miguel, de 31 anos, atual campeão nacional e vice-campeão europeu, vão querer revalidar o título numa edição que se perspetiva muito renhida e competitiva", antecipou.

As modalidades de wakeboard e wakeskate caracterizam-se pelo facto de as pranchas serem puxadas à superfície da água através de um barco a motor, como meio de tração, e diferenciam-se pelo tamanho das pranchas.

"A prancha de wakeboard tem cerca de 1,5 metros e tem botas presas à prancha, o que permite as manobras e piruetas invertidas a mais de 30 quilómetros horários, ao passo que o wakeskate tem uma prancha mais pequena, com cerca de um metro, e permite dar saltos sem que o atleta esteja fixo à prancha", exemplificou.

A prova nacional, que se realiza pelo quinto ano consecutivo naquela zona da Albufeira de Castelo do Bode, na Sertã, insere-se no projeto "Wakeboard Portugal", evento que pretende "promover o interior do país, nomeadamente a albufeira de Castelo do Bode, como local de excelência para a prática de Wakeboard".

A zona de Ferreira do Zêzere vai acolher, entre os dias 16 e 19 de setembro, o campeonato do mundo (WWA World Wakeboard Championships) de wakeboard.

"Este vai ser um importante contributo para a afirmação da modalidade em Portugal, já que pela primeira vez este evento se realiza fora dos Estados Unidos", vincou André Matos, realçando o “potencial turístico e económico deste desporto”.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!