Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os atletas Bernardo Branco e Tiago Miguel, de 19 e 31 anos, respetivamente, revalidaram este domingo os títulos de campeões nacionais de wakeboard e wakeskate, competição que se disputou na albufeira de Castelo do Bode.
Os atletas Bernardo Branco e Tiago Miguel, de 19 e 31 anos, respetivamente, revalidaram este domingo os títulos de campeões nacionais de wakeboard e wakeskate, competição que se disputou na albufeira de Castelo do Bode.
Com 40 atletas a disputarem o título, e tendo como cenário o espelho de água da praia fluvial do Trízio, na Sertã, um dos municípios banhados pela barragem de Castelo do Bode, no centro do País, aos dois campeões nacionais, que integram a lista dos cinco melhores europeus, juntou-se Ana Cunha como nova campeã nacional de wakeboard feminina, destronando Inês Segadães.
"Foi uma competição em que tudo correu bem, desde as condições atmosféricas, com muito sol e pouco vento, à participação dos atletas e à vertente competitiva, em que tudo foi muito equilibrado e disputado", disse à agência Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Wakeboard e Wakeskate (APWW), desportos aquáticos praticados com uma prancha em que os atletas são puxados por um barco.
André Matos destacou que os 15 atletas internacionais presentes, de Inglaterra, Letónia, Espanha e Suíça, elogiaram as condições que a Albufeira de Castelo do Bode tem para oferecer para a prática deste tipo de desportos.
"A prova deste ano deu para confirmar que já temos muito talento em Portugal, como hoje voltou aqui a ser demonstrado, com o Bernardo Branco a ficar à frente de toda a elite internacional", vincou.
A prova nacional, que se realizou pelo quinto ano consecutivo na Sertã, insere-se no projeto "Wakeboard Portugal", evento que pretende "promover o interior do país, nomeadamente a albufeira de Castelo do Bode, como local de excelência para a prática de Wakeboard", local que vai receber o campeonato do mundo (WWA World Wakeboard Championships) entre os dias 16 e 19 de setembro, desta vez na zona de Ferreira do Zêzere, na zona da Lago Azul.
"A barragem tem condições extraordinárias para a prática da modalidade e todo um potencial turístico e económico (...) que pode ser explorado e prova disso é que Portugal vai receber aqui o campeonato do mundo, o que vai ser um importante contributo para a afirmação da modalidade em Portugal, já que pela primeira vez este evento se realiza fora dos Estados Unidos", disse ainda André Matos, acrescentando que, aos cerca de 200 atletas provenientes de todo o mundo, vão juntar-se alguns portugueses, entre eles os atuais campeões nacionais.
"Só os 20 principais atletas do circuito mundial têm mais de um milhão de seguidores ‘online’, o que é demonstrador da escala de visibilidade que o evento vai conferir à região do Médio Tejo, a pouco mais de uma hora de Lisboa", reforçou sobre a prova, que apresenta um orçamento na ordem dos 250 mil euros.
Paralelamente, a organização vai instalar, nos cinco municípios aderentes, cinco ‘cable parks’ em torno da barragem de Castelo do Bode.
"Será uma autêntica estância virada para os três milhões de praticantes em toda a Europa e vai unir desporto e turismo ao longo de cerca de 30 quilómetros de albufeira", nas praias fluviais de Fernandaires (Vila de Rei), do Lago Azul (Ferreira do Zêzere), Aldeia do Mato, (Abrantes), Trízio (Sertã) e Ortiga (Mação).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet