Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Rede de Judiarias de Portugal lança hoje o sítio na Internet onde vai promover as actividades e património judaico português em três línguas, incluindo o hebraico, disse à Agência Lusa o secretário-geral do organismo, Jorge Patrão.
A Rede de Judiarias de Portugal lança hoje o sítio na Internet onde vai promover as atividades e património judaico português em três línguas, incluindo o hebraico, disse à Agência Lusa o secretário-geral do organismo, Jorge Patrão.
O sítio em www.redejudiariasportugal.com apresenta o património judaico e as atividades em cada um dos municípios e regiões da rede.
Inclui ainda ligações para “publicações e outras ofertas sobre a temática, pois pretende-se que este seja um ponto de referência na história do judaísmo em Portugal”, justificou Jorge Patrão, que preside à Entidade Turística da Serra da Estrela.
A presença na Internet “é uma peça de promoção e divulgação da rede em três línguas: português, inglês e, muito em breve, hebraico. Isto mostra o tipo de mercado internacional que queremos abranger”, sublinhou.
A Rede de Judiarias de Portugal é constituída pelos municípios de Freixo de Espada a Cinta, Lamego, Trancoso, Guarda, Belmonte, Penamacor, Castelo de Vide, Tomar e Torres Vedras.
Fazem ainda parte do organismo as entidades de turismo do Algarve, Alentejo, Oeste, Lisboa e Vale do Tejo, Serra da Estrela e Douro, assim como a Comunidade Judaica de Belmonte.
De acordo com Jorge Patrão, “há contactos com os municípios do Sabugal e Évora” para poderem vir a integrar também a rede, sedeada no Museu Judaico de Belmonte - vila onde foi preservada uma das mais antigas comunidades judaicas do mundo.
Está igualmente em estudo “a criação de um Centro de Estudos Judaicos em conjunto com a Universidade da Beira Interior, na Covilhã”, concluiu.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet