Diário Digital Castelo Branco - Fundão: Festival Chocalhos arranca na sexta-feira em Apedrinha com reforço da transumância Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Fundão: Festival Chocalhos arranca na sexta-feira em Apedrinha com reforço da transumância

O Festival Chocalhos, que arranca na sexta-feira na vila de Alpedrinha, Fundão, contará este ano com novidades que visam reforçar a temática da transumância, apontou à agência Lusa o presidente do município fundanense.

  • Região
  • Publicado: 2015-09-17 18:15
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Festival Chocalhos, que arranca na sexta-feira na vila de Alpedrinha, Fundão, contará este ano com novidades que visam reforçar a temática da transumância, apontou à agência Lusa o presidente do município fundanense.

"Esta edição [a 14.ª] vai ainda tentar tirar mais partido da temática da transumância. Por isso, vamos recriar ainda mais aquilo que é a cultura pastoril, quer na componente gastronómica e nos produtos locais, quer na parte de animação musical", referiu Paulo Fernandes.

Entre as novidades previstas está a apresentação de um espetáculo musical criado a partir do cruzamento das sonoridades da Beira Interior e do Baixo Alentejo, numa ligação que lembra a rota que outrora os pastores faziam à procura de pastos entre as montanhas e a planície - a chamada transumância, que dá, aliás, mote a este evento.

Com a designação "Sons da Canada da Serra", subirá ao palco às 23:00 horas de sexta-feira, apresentado uma fusão entre as violas beiroas e as violas campaniças, entre os cantos beirão e alentejano e entre os adufes e os bombos.

Do programa, que se estende até domingo, constam ainda a realização de diversas atividades e oficinas, mostras de artesanato e produtos da terra, bem como de um desfile de moda ou ainda a quarta edição da "Exposição Canina Especializada de Cães de Proteção de Rebanhos" e o segundo concurso "Francisco Galvão", dedicado à cabra serrana.

A tradicional caminhada com as ovelhas num percurso de nove quilómetros entre o Fundão e Alpedrinha realiza-se no domingo, com início às 08:00.

A animação e a música também estão garantidas ao longo dos três dias da festa, com muitos grupos de música popular, tradicional e de animação de rua a fazerem das pedras da calçada o melhor dos palcos para uma atuação.

No percurso dão o mote aos milhares de visitantes que todos os anos passam por este festival, com entrada obrigatória nos pisos térreos das casas, que se transformam em lojas de artesanato e de produtos típicos da região ou em restaurantes, tasquinhas e cafés.

Particularidades que tornam este certame "único e uma das festas temáticas mais bem conseguidas em termos da região e do país", tal como refere o autarca, que prevê que ao longo dos três dias passem pela vila cerca de 30 mil visitantes.

Segundo apontou, este evento tem um impacto direto na economia local de cerca de um milhão de euros, valor que engloba as compras e consumos diretos dos visitantes, bem como alojamento e toda a dinâmica que envolve o festival.

Ao longo do evento, a circulação rodoviária na vila ficará interdita, mas à entrada da localidade haverá parques de estacionamento, sendo que a organização aconselha o recurso aos autocarros que fazem o transporte a partir do Fundão.

PUB

PUB

PUB

PUB