Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O Presidente da República, Cavaco Silva, dá hoje posse a Juvenal Silva Peneda como secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, por proposta do primeiro-ministro.
O Presidente da República, Cavaco Silva, dá hoje posse a Juvenal Silva Peneda como secretário de Estado Adjunto do ministro da Administração Interna, por proposta do primeiro-ministro.
A posse de Juvenal Silva Peneda está marcada para as 17:00, no Palácio de Belém, passando o Governo PSD/CDS-PP a contar com um total de 36 secretários de Estado.
O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, passa a ter dois secretários de Estado: Filipe Lobo D´Ávila, da Administração Interna, e Juvenal Silva Peneda, Adjunto do ministro.
Na tomada de posse dos secretários de Estado, na terça-feira da semana passada, Miguel Macedo confirmou que o antigo administrador da Media Capital Bernardo Bairrão foi convidado para integrar o ministério da Administração Interna, mas indicou que "razões pessoais e políticas" levaram a que este não assumisse funções.
"Confirmo que foi feito o convite mas por razões dadas ontem [segunda-feira] por Bernardo Bairrão, entendemos que não devia assumir funções", disse então Miguel Macedo, em declarações no final da tomada de posse dos secretários de Estado.
Bernardo Bairrão foi apontado a 26 de junho como secretário de Estado pelo comentador e professor universitário Marcelo Rebelo de Sousa na TVI, tendo na véspera da tomada de posse renunciado ao cargo de administrador da Média Capital, em comunicado enviado pela empresa à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM).
Juvenal Silva Peneda foi chefe de gabinete de Marques Mendes e atualmente era secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho.
Irmão mais novo de José Silva Peneda, presidente do Conselho Económico e Social e antigo ministro do Emprego e da Segurança Social no governo de Cavaco Silva, Juvenal Silva Peneda, é casado e nasceu em 1954.
O novo membro do Governo integrou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e foi responsável do gabinete de cooperação transfronteiriça interregional neste órgão.
Trabalhou com Marques Mendes entre 1992 e 1994, quando este foi ministro adjunto do então primeiro-ministro Cavaco Silva.
Licenciado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Juvenal Silva Peneda foi presidente da direcção do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (1994-97) e presidente do Conselho de Administração da Sociedade Transportes Coletivos do Porto (STCP) entre 2003 e 2006.
Foi também administrador do Metro do Porto (2004-2008). Estava na Comunidade Intermunicipal do Alto Minho desde 2008.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet