Castelo Branco: Furtos em várias residências no mesmo edifício

A PSP de Castelo Branco foi alertada esta 5ª-feira, dia 24, de que em vários apartamentos de um edifício em Castelo Branco se havia verificado a intrusão de desconhecidos no interior dos mesmos, tendo dali furtado dinheiro e objetos.

  • Região
  • Publicado: 2015-09-25 11:41
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

A PSP de Castelo Branco foi alertada esta 5ª-feira, dia 24, de que em vários apartamentos de um edifício em Castelo Branco se havia verificado a intrusão de desconhecidos no interior dos mesmos, tendo dali furtado dinheiro e objetos.
Das investigações efetuadas pela PSP verificou-se que o modus operandi era similar em todos os casos (extração do canhão da fechadura) e que os suspeitos agiram com grande rapidez, rebuscando o interior das habitações procurando sobretudo dinheiro e objetos de valor de pequena dimensão, facilmente transportáveis e transacionáveis, deixando intactos objetos que, sendo de elevado valor, eram de dimensão apreciável.
Face à forma de atuação dos suspeitos, é convicção da PSP de que se trata de um grupo de indivíduos, de ambos os sexos, não residentes na cidade de Castelo Branco ou região envolvente, e que se deslocam de cidade em cidade praticando este tipo de atos quando surgem oportunidades.
Apesar das diligências policiais tendentes a identificar os suspeitos, tal não foi possível até ao momento.
Refere-se, a PSP na sua página do Facebook,  que este tipo de situações – prática de vários assaltos em residências num curto espaço de tempo – é extremamente raro. A análise de situações similares em outras localidades mostra ainda que nestes casos não há contacto entre residentes e suspeitos (os quais evitam casas com pessoas no seu interior), pelo que as situações de vitimação física são bastante improváveis.
A PSP aproveita a situação para reiterar a necessidade de prevenção deste tipo de situações pela adoção de procedimentos que diminuam as oportunidades para a sua prática e/ou que dificultem o acesso dos seus autores ao interior das residências.

Como tal, deixa um conjunto de conselhos sobre medidas preventivas que podem ser adotadas por todos.

- Habitue-se a trancar sempre as portas e portões de acesso à sua casa, mesmo que preveja ausentar-se por um curto espaço de tempo. Se reside num prédio, não se esqueça igualmente de fechar a porta de entrada do edifício e das garagens. Os assaltantes aproveitarão todas as oportunidades que lhes proporcionar.

- Quando se mudar para uma nova casa ou apartamento, substitua as fechaduras, optando por fechaduras de segurança com várias trancas firmemente fixadas em cada um dos lados da moldura da Porta. Mude o mais rápido possível o canhão da fechadura no caso de ter perdido as chaves da sua residência.

- Não deixe entrar desconhecidos na sua residência. Confirme a identidade de quem pretende que lhe abra a porta (carteiro, técnico da empresa de eletricidade ou telefones, por ex.) e, em caso de dúvida, devem ser confirmadas por telefone para a empresa/entidade que o desconhecido alega representar. Se se sentir ameaçado(a) peça apoio da Polícia.

- Não guarde grandes quantias em dinheiro ou objetos de elevado valor em sua casa. Opte por depositar o dinheiro e guardar os bens de valor elevado em cofres particulares de agências bancárias. Se preferir usar cofres de segurança em sua casa, guarde sigilo quanto à sua existência e localização.

- Marque os seus objetos e bens valiosos, se possível, de forma indelével, e fotografe-os, guardando as fotos em local seguro. Registe os números de série dos aparelhos que tem em casa e guarde igualmente esse registo de forma segura. Em caso de furto na sua residência poderá ajudá-lo a recuperar esses bens no caso de serem apreendidos pela Polícia, comprovando a sua posse.

PUB

PUB

PUB

PUB