Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
País 8 de julho de 2011

Cavaco Silva dedica hoje dia à agricultura, ambiente e saúde no Alentejo e Algarve

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O Presidente da República, Cavaco Silva, desloca-se hoje ao Alentejo e Algarve, num dia dedicado à agricultura, ambiente e desenvolvimento sustentável, que termina em Loulé com uma visita às obras de ampliação do hospital.

O Presidente da República, Cavaco Silva, desloca-se hoje ao Alentejo e Algarve, num dia dedicado à agricultura, ambiente e desenvolvimento sustentável, que termina em Loulé com uma visita às obras de ampliação do hospital.

O dia do chefe de Estado começa com uma visita ao maior produtor português de uvas de mesa, em Ferreira do Alentejo, a Herdade Vale da Rosa, onde chegará ao meio-dia, acompanhado pela nova ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas.

Após uma visita à herdade, o Chefe de Estado irá provar algumas das 14 variedades de uvas produzidas, metade das quais sem grainha, e almoçar entre os 230 hectares de vinhas da propriedade, onde está a decorrer a apanha das uvas.

A Herdade Vale da Rosa, no concelho de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, tem 230 hectares de vinhas, dos quais “cerca de 100” são de sete variedades de uvas sem grainha e os restantes de outras sete com grainha. Em 2010, produziu 4500 toneladas de uvas e teve uma faturação de 6,5 milhões de euros.

A maior parte da produção total, 85 por cento, foi comercializada em Portugal e os restantes 15 por cento foram exportados, sobretudo para Inglaterra e Espanha e outros países, como Angola, Polónia, Luxemburgo, Noruega, França e Finlândia.

Cavaco Silva visita em seguida o centro de educação ambiental da Liga para a Proteção da Natureza, em Castro Verde, onde há 18 anos são desenvolvidos projetos para compatibilizar agricultura e conservação da biodiversidade.

Também acompanhado pela ministra da Agricultura, Assunção Cristas, o Presidente chegará ao Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho (CEAVG) às 15:00 e será recebido com Cante Alentejano, pelas vozes de crianças da Escola Básica de Castro Verde.

No final da visita, serão libertados três exemplares de peneireiro-das-torres, espécie de ave ameaçada e o mais pequeno falcão migrador da Europa, que foram recuperadas pela LPN, através de um programa europeu para recuperar crias de aves subnutridas ou com ferimentos para depois as devolver ao habitat natural.

O dia de Cavaco Silva termina às 19:30 no Hospital da Misericórdia de Loulé, onde inaugura as obras de recuperação e ampliação, um investimento de 4,5 milhões de euros.

Com as obras de ampliação e remodelação, que a Câmara apoiou com 1,25 milhões de euros, o hospital no centro da cidade de Loulé oferece duas componentes: uma unidade pública de cuidados continuados de saúde e uma unidade privada com consultas externas em diversas especialidades e bloco operatório.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!