Por: Diario Digital Castelo Branco
As inscrições estão esgotadas para a XI Maratona de BTT “Trilhos da Raia” que, no próximo dia 11 de outubro, domingo, vai colocar 830 participantes a percorrer as estradas, caminhos e quelhas do concelho de Idanha-a-Nova.
As inscrições estão esgotadas para a XI Maratona de BTT “Trilhos da Raia” que, no próximo dia 11 de outubro, domingo, vai colocar 830 participantes a percorrer as estradas, caminhos e quelhas do concelho de Idanha-a-Nova.
Este evento é organizado pela Associação de Cicloturismo de Idanha-a-Nova (ACIN), em parceria com a Câmara Municipal, e é reconhecido como um dos melhores em Portugal, pela qualidade da organização e dos excelentes trilhos, com paisagens que oferecem uma sensação de liberdade e puro prazer de pedalar.
Na conferência de imprensa de apresentação da prova, composta por maratona (95 Km) e meia-maratona (55 Km), o presidente da ACIN, João Afonso, destacou a representação espanhola com 250 participantes e uma representação feminina de 50 betetistas.
A edição deste ano vai apresentar alguns trilhos novos, com a introdução de percursos em quelhas que antes estavam inacessíveis, mas que a intervenção da ACIN e dos serviços do Município de Idanha-a-Nova tornou transitáveis para BTT e passeios pedestres.
“Os participantes vão ter a oportunidade de usufruir do magnífico património natural e histórico-cultural do concelho de Idanha-a-Nova, desde o território do Geopark Naturtejo, a calçadas romanas ou às aldeias históricas de Monsanto e de Idanha-a-Velha, onde vai estar a decorrer o festival do Casqueiro”, referiu o responsável da ACIN.
A acompanhar João Afonso na apresentação dos “Trilhos da Raia” esteve o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, que felicitou o “trabalho notável que a ACIN tem desenvolvido ao longo dos 10 anos de atividade”.
“É um trabalho importante porque mobiliza a população de Idanha para a atividade física, mas também porque os eventos de BTT e cicloturismo permitem recuperar caminhos ancestrais e atrair muitas pessoas até ao concelho”, afirmou, realçando “a dinamização da economia local em áreas como a hotelaria, a restauração e os produtos regionais”.
A partida está marcada para as 9 horas, no Largo do Município de Idanha-a-Nova, terminando a prova no recinto da Feira Raiana, com a entrega dos prémios e um almoço convívio
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet