Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Desporto 9 de outubro de 2015

Covilhã: Francisco Chaló grava entrevista individual com os jogadores serranos

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Os futebolistas do Sporting da Covilhã, da II Liga, têm estado durante a semana a ser entrevistados individualmente pelo treinador, Francisco Chaló, que pretende ao longo da época utilizar o registo audiovisual como "ferramenta de trabalho".

Os futebolistas do Sporting da Covilhã, da II Liga, têm estado durante a semana a ser entrevistados individualmente pelo treinador, Francisco Chaló, que pretende ao longo da época utilizar o registo audiovisual como "ferramenta de trabalho".

O método já foi utilizado na última temporada, com fins motivacionais, mas também para ajudar o técnico a aprofundar o perfil de cada jogador, a perceber limites e a ouvir o que lhe têm a dizer, para eventualmente fazer alguma alteração no treino, disse hoje Francisco Chaló à agência Lusa.

"Foi uma ferramenta de trabalho de utilizei o ano passado e que achei muito importante ao longo da época. Umas das qualidades no ser humano é saber ouvir e, nesse contexto, resultam coisas importantes que podem ser fundamentais para desenvolver o trabalho diário. Às vezes, o eco das próprias palavras, fazendo-as ouvir noutra altura, é a melhor maneira de intervenção junto do atleta", sublinhou o treinador serrano.

O técnico dos "leões da serra" explica tratar-se de um registo de opinião livre, que "deriva de ‘inputs’" resultantes das perguntas e nada têm de aleatório”, acentua, sendo antes formuladas em função de cada jogador.

"É o recolher de informação, para processarmos essa informação da maneira que mais nos pode convir em termos da nossa intervenção. Tanto a nível do treino do atleta como a nível daquilo que é a nossa intervenção no sentido da evolução do próprio atleta", salienta Francisco Chaló, a quem falta apenas entrevistar dois elementos do plantel.

O treinador do Sporting da Covilhã destaca a importância da componente motivacional, na qual se inclui, após cada jogo, a eleição interna do melhor jogador da equipa, do qual é depois feito um vídeo com as suas jogadas, complementado com palavras do próprio, retiradas destas conversas.

"Nós temos um trabalho muito árduo também a nível motivacional e é também isso que faz com que jogadores muitas vezes desconhecidos consigam transcender-se para estarem ao mais alto nível", sublinha Francisco Chaló.

O Sporting da Covilhã terminou a última temporada com 80 pontos, menos um que o primeiro classificado da II Liga, o Tondela. Esta época encontra-se em 19.º lugar, com menos um jogo, que se realiza no próximo domingo, com o Mafra.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!