Castelo Branco: Universidade Sénior descentraliza atividades a três freguesias do Concelho

A Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) vai descentralizar as suas atividades a três freguesias do concelho de Castelo Branco no ano em que assinala o seu 10.º aniversário, foi esta 6ª-feira anunciado.

  • Região
  • Publicado: 2015-10-09 19:32
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) vai descentralizar as suas atividades a três freguesias do concelho de Castelo Branco no ano em que assinala o seu 10.º aniversário, foi esta 6ª-feira anunciado.

A USALBI, um projeto conjunto da Câmara Municipal de Castelo Branco e da Associação Amato Lusitano, comemora este ano o 10.º aniversário e vai descentralizar as suas atividades no concelho de Castelo Branco às freguesias de Cebolais de Cima/Retaxo, Benquerenças e Santo André das Tojeiras.

"Iremos levar algumas das valências ministradas na USALBI, nomeadamente nas áreas da informática e das artes, a três freguesias do concelho", disse o presidente da USALBI, Arnaldo Brás.

Este responsável falava durante uma conferência de imprensa para a apresentação do programa do congresso comemorativo do 10.º aniversário da USALBI, que irá decorrer nos dias 29 e 30, com o tema "Envelhecimento. Os seus desígnios presentes e futuros".

Arnaldo Brás realçou ainda o crescimento que a USALBI tem verificado ao longo destes 10 anos de existência.

"Iniciámos a atividade com cerca de 200 alunos e este ano temos inscritos 625, contamos com 52 professores que ministram 42 disciplinas", disse.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, explicou que este projeto iniciado em 2005 "foi uma aposta que mudou o panorama de Castelo Branco, contribuindo para uma sociedade mais aberta e maior participação cívica".

"Queremos assinalar e bem estes 10 anos e por isso decidimos realizar um congresso de dois dias e deixar bem vincada a existência desta universidade", adiantou.

O congresso, que vai decorrer no Cine-Teatro Avenida, começa no dia 29, pelas 09:30, com uma sessão de abertura, à qual se segue, às 10:45, uma conferência sobre "Desenvolvimento Humano e Social no Envelhecimento", que tem como orador o ex-ministro da Educação Eduardo Marçal Grilo.

O resto do dia vai ser preenchido com várias palestras que irão abordar temas como a "demografia, Envelhecimento e Economia", o "Envelhecimento Físico" e o "Envelhecimento e as TIC".

O segundo dia do congresso inicia-se às 09:30, com o painel "Ser e Viver a USALBI", onde alunos e professores vão deixar os seus testemunhos.

O ponto alto do segundo dia decorre às 15:45, com o painel "Aprendizagem e Envelhecimento", que tem como orador o ex-secretário de Estado da Educação Valter Lemos.

PUB

PUB

PUB

PUB