Por: Diario Digital Castelo Branco
Quinze judocas da Escola de Judo Ana Hormigo competiram na XV Taça de Espanha da cidade de Avilés, este fim de semana passado.
Quinze judocas da Escola de Judo Ana Hormigo competiram na XV Taça de Espanha da cidade de Avilés, este fim de semana passado.
Este evento internacional no norte de Espanha é direcionado aos escalões Sub 15 (juvenis), Sub 18 (cadetes) e Sub 21(juniores) e acolhe anualmente centenas de atletas oriundos de Espanha, Portugal e França. A maioria dos atletas estreou-se numa competição oficial e internacional, numa prova que se insere no forte circuito de Espanha.
Inês Ascenção, vice-campeã nacional em título, realizou uma excelente prova nos juniores ao conquistar 3 vitórias em 4 combates disputados na categoria -57 kg. A albicastrense foi travada apenas por uma atleta da Galiza nos quartos-de-final, tendo de passar para as repescagens. Nessa fase venceu todos os combates, alcançando um brilhante 3º lugar.
O juvenil Manuel Salvado disputou também as medalhas na categoria +66kg, finalizando num honroso 5º lugar. O judoca de apenas 12 anos saiu vitorioso em 2 dos 4 combates disputados.
A juvenil Maria Inês Rosário conquistou o 7º lugar nos -38kg e o júnior Ihor Kucherha conquistou o 9º lugar nos -66kg, ambos com 1 vitória e duas derrotas em prova.
Tomás Almeida (-60kg), João Dias (-55 kg) e Bruno Gonçalves (-38 kg) alcançaram ainda as repescagens, conquistando o 11º lugar nas suas categorias.
Completaram ainda a equipa de juniores Horácio Carvalhinho (-73 kg); a equipa de cadetes André Gonçalves (-60 kg), Leandro Martins (-60 kg), António Carvalhinho (-73 kg), Bruno Pires (-81 kg) e Ana Moura (-57kg); e a equipa de juvenis Francisca Jorge (-48 kg) e Afono Folgado (-46kg).
Os treinadores Abel Louro e Luís Marques acompanharam as equipas e mostraram satisfação pelo empenho dos seus pupilos. “É importante prepará-los para competir e familiarizá-los com o ambiente competitivo de forma a atenuar o nervosismo e a ansiedade inerente ao mesmo”, refere Abel Louro. Salienta-se que os judocas juvenis só irão competir oficialmente em Portugal a partir de Janeiro de 2016, época de transição de escalão etário, contrariamente a Espanha que já transitaram em setembro, no início da nova temporada.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet