Castelo Branco: Politécnico participa na Semana da Ciência e da Tecnologia 2015

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Tecnologia, é uma das instituições que irá participar na Semana da Ciência e da Tecnologia 2015, que decorre de 23 a 29 de novembro.

  • Educação
  • Publicado: 2015-11-17 07:10
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Educação e da Escola Superior de Tecnologia, é uma das instituições que irá participar na Semana da Ciência e da Tecnologia 2015, que decorre de 23 a 29 de novembro.

Esta iniciativa, promovida pelo Programa Ciência Viva, tem como finalidade proporcionar ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

A Escola Superior de Educação do IPCB (ESECB) irá dinamizar de 23 a 26 de novembro o Workshop “Horto de Amato Lusitano em Ação”, destinado a grupos de crianças de jardins de infância e escolas básicas que queiram semear e plantar espécies da flora de Amato lusitano. No dia 26 realiza-se a atividade “Ciência e arte: explorando materiais”, que pretende promover as literacias científica e artística de um grupo de idosos invisuais, através da realização de um workshop em que irão explorar propriedades físicas e químicas de diversos materiais (naturais e sintéticos) e criar obras tridimensionais que expressem os seus conhecimentos e sentimentos.

Ainda na ESECB, serão realizados de 23 a 26 de novembro workshops para crianças, à volta da exposição “Problemas com conta, peso e medida”. A exposição é interativa e inclui um painel com a evolução da metrologia em Portugal e módulos contendo problemas cuja resolução envolve a manipulação de padrões de unidades antigas de massa, volume e comprimento. Os problemas envolvem noções matemáticas relacionadas com a medida de massas, volumes, capacidades de recipientes, comprimento e área. A exposição conta com cinco módulos interativos que incluem problemas matemáticos dos séculos XVI e XVII e instrumentos de medida em uso na época.

Na Escola Superior de Tecnologia do IPCB decorrerá, no dia 25 de novembro, uma demonstração do projeto “OnLight - Rede Social Ótica”, destinada a alunos do ensino básico, secundário e ensino superior. Este projeto conta com um conjunto de experiências no âmbito das telecomunicações, envolvendo a luz visível e infravermelha, lasers, fibras óticas e LEDs.

PUB

PUB

PUB

PUB