Por: Cristina Valente
No final de mais uma temporada a Escuderia Castelo Branco juntou sócios, amigos, pilotos e as suas equipas para assinalar o sucesso das provas realizadas, mas também para prestar homenagem ao sócio fundador Porfírio Lima, recentemente falecido.
No final de mais uma temporada a Escuderia Castelo Branco juntou sócios, amigos, pilotos e as suas equipas para assinalar o sucesso das provas realizadas, mas também para prestar homenagem ao sócio fundador Porfírio Lima, recentemente falecido.
A Escuderia Castelo Branco realizou no passado sábado uma série de atividades que marcaram o encerramento das atividades desportivas do clube, mas que foram também uma homenagem a um dos seus sócios fundadores, Porfírio Lima, falecido este ano.
Numa altura em que a atual direção está na reta final do seu mandato, António Sequeira, presidente da Escuderia, aproveitou a ocasião para apelar também à reflexão sobre o futuro do clube.
"A Escuderia está hoje num patamar de exigência muito grande, que deve ser discutido e pensado pelos sócios, para onde é que queremos ir? Até onde queremos chegar? Que parceiros estão connosco? E o que esperam de nós? A Escuderia não é uma instituição qualquer, a Escuderia é um dos maiores clubes de desporto motorizado de Portugal, quer em número de provas que realiza, quer em número de associados" afirmou António Sequeira.
Entre as provas realizadas este ano pela Escuderia, destaque para o Endure Castelo Branco, com um record de número de inscritos,220, o Rali de Castelo Branco, com record de inscritos, 83, o Rali Cross Castelo Branco também com record de inscritos.
E no dia que assinalava o final de um ano de atividades a Escuderia conseguiu também bater um outro record, conseguiu alcançar os mil sócios.
Luís Correia, autarca Albicastrense destacou o trabalho realizado nos últimos anos pela Escuderia, mas lembrou que o desporto motorizado na região, "tudo deve à Escuderia". E lançou um repto a António Sequeira para que se recandidate e continue o trabalho que está a realizar.
"Tens, António Sequeira, a responsabilidade, de te recandidatares e continuares . Um trabalho destes, não pode ficar por aqui, é importante dar-lhe continuidade e sobretudo sustentabilidade " afirmou Luís Correia. António Sequeira foi aplaudido de pé por todos os presentes no evento.
Durante o evento a Escuderia prestou ainda um agradecimento ao Comandante da GNR João Gonçalves, que vai deixar o cargo, e que ao longo do tempo que o exerceu foi um dos parceiros "importantíssimos" da Escuderia.
Tal como foi feito nas provas desportivas realizadas durante este ano, também este jantar teve um cariz social, todos os presentes comparticiparam para a aquisição de um desfibrilhador que foi oferecido aos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, outra entidade que tem colaborado sempre com a Escuderia, na realização das provas.
Mas, a grande homenagem foi para Porfírio Lima, sócio fundador, falecido este ano. A sua imagem esteve sempre presente numa tela gigante, e no final foi apresentado um filme com imensas fotografias, da sua presença sempre assídua nas atividades na Escuderia, um momento emocionante e que colocou muitos dos presentes, com lágrimas nos olhos.
No final a tela foi oferecida à viúva de Porfírio Lima, por "quatro pessoas que gostavam particularmente dele e de quem tenho a certeza ele gostava particularmente, Lina, Hélder, Ana e Sandra" disse António Sequeira
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet