Por: Cristina Valente
A Escuderia Castelo Branco apresentou na passada 5ª-feira, dia 3, em Lisboa, o Rali fim de ano. Este ano a Escuderia decidiu fazer a apresentação oficial da prova no restaurante "Clube do Peixe" onde todas as quintas-feiras acontece um jantar, o "5ª a fundo", que junta muitos amantes do desporto motorizado.
A Escuderia Castelo Branco apresentou na passada 5ª-feira, dia 3, em Lisboa, o Rali fim de ano. Este ano a Escuderia decidiu fazer a apresentação oficial da prova no restaurante "Clube do Peixe" onde todas as quintas-feiras acontece um jantar, o "5ª a fundo", que junta muitos amantes do desporto motorizado.
O Rali fim de ano acontece a 2 de janeiro, e vai percorrer estradas das freguesias de Castelo Branco, Santo André das Tojeiras e Sarzedas.
António Sequeira, presidente da coletividade, explicou que a opção de apresentar a prova em Lisboa se deve ao facto de, "ter vindo a crescer o número de inscritos do Troféu Clube do Peixe, que está integrado no Rali".
Para o responsável da Escuderia, esta foi também uma forma, de levar o clube e a cidade até junto de outras pessoas, dar-lhe a conhecer a prova e, "convida-los a conhecer a nossa região".
O rali Fim de Ano acontece no dia 2, mas antes disso decorrem já as inscrições, no dia 26 de dezembro são entregues os Road Book na sede da Escuderia e nesse sábado ou no domingo dia 27, os pilotos podem fazer os reconhecimentos.
No dia 1, entre as 21 e as 23 horas têm lugar as verificações documentais (facultativas) e no sábado dia 2, dia da prova, as verificações documentais e técnicas começam às 8 horas, e decorrem até às 10:05. A colocação dos veículos em Parque de partida deve acontecer até às 11:15.
A saída para a estrada vai acontecer no centro da cidade às 11:15.
O rali é constituído por 4 Especiais de Classificação (PEC), duas durante a manhã e duas durante a tarde.
A 1º PEC acontece em S. Domingos, freguesia de Sarzedas, e tem uma extensão de 9.12Km. A 2ª PEC acontece em Fonte Longa, freguesia de S. André das Tojeiras, com uma extensão de 10.31 Km. O reagrupamento acontece das 12:46 às 14 horas em Sarzedas, e durante a tarde os pilotos vão fazer o mesmo trajeto com as mesmas 2 PEC's.
A prova termina em Castelo Branco no centro da cidade.
Público com acesso a zonas de espetáculo
Como sempre a Escuderia Castelo Branco, programou 3 zonas de espetáculo (ZE) para o público poder assistir em segurança a alguns troços onde se prevê mais espetáculo.
A primeira ZE é durante a 1ª PEC, na localidade de Lomba Chã.
A segunda ZE fica situada na Fonte Longa, na 2ª PEC, em frente ao largo da igreja. Também na 2ª PEC está a terceira ZE, seguindo em S. André das Tojeiras a direção de Vale das Ovelhas, Fontaínhas e Vale das Ramadas, a ZE fica a cerca de 3,6 km num cruzamento que vai encontrar com a estrada fechada.
A organização recomenda a todos os amantes deste tipo de provas que sigam as instruções dos Marshall's e da GNR presentes nos locais, que estacionem as viaturas de modo a não bloquear outras já estacionadas e a manter a estrada transitável.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet