Diário Digital Castelo Branco - Castelo Branco: AE Afonso de Paiva assinalou Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Castelo Branco: AE Afonso de Paiva assinalou Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas (AE) Afonso de Paiva assinalou este dia, procurando sensibilizar para uma melhor aceitação e adaptação da sociedade à pessoa com deficiência.

  • Educação
  • Publicado: 2015-12-09 15:02
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O Departamento de Educação Especial do Agrupamento de Escolas (AE) Afonso de Paiva assinalou este dia, procurando sensibilizar para uma melhor aceitação e adaptação da sociedade à pessoa com deficiência.

A comemoração teve duas fases. Numa primeira abordagem, o dia foi assinalado no Agrupamento, através da atribuição de outros nomes às salas de aula e a outros espaços escolares, tendo sido cada um deles associado a celebridades com algum tipo de incapacidade/deficiência. Toda a comunidade escolar teve ainda a oportunidade de visualizar um vídeo com mensagens inspiradoras acerca da problemática da deficiência.

A comemoração formal decorreu no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) de Castelo Branco, tendo sido dinamizada por todos os agrupamentos de escolas da cidade e pelo CRTIC de Castelo Branco. O evento contou ainda com a colaboração da APPACDM e a participação especial da Dr.ª Ana Paula Monteiro (DGEstE - Lisboa), que abordou o tema “Políticas Educativas para a Educação Especial”.

No IPDJ, a Afonso de Paiva apresentou um pequeno filme intitulado “Unidade de Ensino Estruturado: a magia da nossa sala”, alusivo ao trabalho desenvolvido na Unidade de Ensino Estruturado, que promove a inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) em estruturas regulares do ensino básico. Seguiram-se interpretações vocais e musicais de alguns alunos do Agrupamento.

As atividades decorreram de forma muito satisfatória e de acordo com as expetativas. Foi uma experiência enriquecedora e consideramos que contribuímos para a construção de uma sociedade cada vez mais inclusiva, lembrando a todos que “o que nos faz especiais são as nossas diferenças.”

PUB

PUB

PUB

PUB