Diário Digital Castelo Branco - Vila Velha de Ródão: Academia Sénior visitou Aromas do Valado Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Vila Velha de Ródão: Academia Sénior visitou Aromas do Valado

Os alunos matriculados na disciplina de Ervas Aromáticas da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão, vistaram Aromas do Valado no dia 4 deste mês.   O evento ficou marcado por um dia de aprendizagem divertida numa exploração agrícola com cerca de seis hectares.

  • Educação
  • Publicado: 2015-12-10 17:03
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

Os alunos matriculados na disciplina de Ervas Aromáticas da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão, vistaram Aromas do Valado no dia 4 deste mês.   O evento ficou marcado por um dia de aprendizagem divertida numa exploração agrícola com cerca de seis hectares.

A primeira visita de estudo integrada no plano de novas aprendizagens proporcionou a 7 alunos, acompanhados pela professora Filomena Mendonça e por uma técnica da ADRACES, a descoberta do trabalho realizado por uma empresa inovadora na Europa, criada há dois anos no concelho de Idanha-a-Nova pelos promotores António e Helena Vinagre, refere o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco.

Conduzidos pela experiência reconhecida da equipa da empresa Aromas do Valado, projeto apoiado pela ADRACES através do programa Leader/Proder, os seniores de Vila Velha de Ródão percorreram toda a zona produtiva em modo de produção biológica, tendo tido um contacto directo com as plantas e com os cheiros.

A empresa que se dedica ao cultivo e à transformação de plantas aromáticas e medicinais autóctones da região da raia e à produção de óleos essenciais e produtos de higiene pessoal mereceu um atento interesse dos alunos que às portas da aldeia de Segura, em pleno Tejo Internacional, aprenderam como se produz sabonetes naturais de óleos essenciais, com base em plantas aromáticas.

A Aromas do Valado, seguidora de uma política amiga do ambiente, onde todos os seus produtos são 100% artesanais demonstra o quanto se é capaz de fazer por projetos difererenciadores, inovadores e empreeendedores. Os alunos da Academia Sénior de Vila Velha de Ródão ao visitarem o pavilhão agroindustrial tiveram oportunidade de ver o processo de destilação das plantas e as matérias de extração, o óleo essencial e a água floral (hidrolato). Tiveram ainda a oportunidade de participar na análise sensorial das plantas e dos produtos finais que se obtêm a partir destas e no final da visita foi-lhes oferecido, pelos promotores do projeto, um lanche e a disponibilidade por parte da gestora Helena Vinagre de realizar gratuitamente na Academia Sénior de Vila Velha de Ródão um workshop sobre esta temática.

A Academia Sénior de Vila Velha de Ródão enquanto espaço de ensino não formal, através da criação, dinamização e organização regular de atividades de aprendizagem e de convívio para com a população sénior do concelho, fomentando o voluntariado, proporcionou com esta atividade a oportunidade de partilha de experiências únicas, que com certeza os alunos não irão esquecer.

PUB

PUB

PUB

PUB