Por: Diario Digital Castelo Branco
A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco organizou o II Encontro de Desporto Adaptado, na semana passada, denominado “Igualdade na Diferença em Ação”, visando a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco organizou o II Encontro de Desporto Adaptado, na semana passada, denominado “Igualdade na Diferença em Ação”, visando a celebração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Este projeto contou com o financiamento do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.,), e teve como principal objetivo fomentar o gosto pela prática desportiva na comunidade e inclusão da pessoa com deficiência, refere o comunicado enviado à redação do Diário Digital Castelo Branco.. A prática desportiva inclusiva foi direcionada a pessoas com deficiência, idosos, crianças, adolescentes e à comunidade em geral, independentemente da idade, género e nível de (in)capacidades, promovendo a inclusão e integração.
Este Encontro realizou-se nas instalações da Escola Superior de educação e contou com a presença do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, Escola Profissional Agostinho Roseta, Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense, Centro Social Padres Redentoristas, AERID, APPACDM de Castelo Branco, Sertã e Fundão, lar de Idosos da SCMCB, Lar de idosos de S. Silvestre, alunos da ESE, USALBI e estiveram representadas as Entidades da Cidade, Câmara Municipal, Instituto de Segurança Social, Junta de Freguesia, Instituto Politécnico e ESE, que sempre têm colaborado com a AACCB. Para a dinamização deste encontro contámos com a parceria de algumas associações albicastrenses ligadas ao desporto (ABA; AFCB; JA; CDA e JTCB) que ajudaram a fomentar esta troca de experiências, contribuindo para a (re)integração da pessoa com deficiência na comunidade.
Foram superadas as expetativas, ao passarem por este evento mais de 500 pessoas, desde participantes a colaboradores. Queríamos também sensibilizar e desconstruir mitos associados à deficiência, promovendo o desporto como prática inclusiva. No final, não havia equipas vencedoras notava-se simplesmente o tão saudável convívio entre associações/escolas. Afinal de contas, o grande objetivo havia sido alcançado, que era a participação e a inclusão de TODOS.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet