Castelo Branco: Clube de Leitur@s Afonso de Paiva promove voluntariado de leitura

As Bibliotecas Escolares são um espaço privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas de voluntariado de leitura em parceria com as crianças e os jovens, de modo a ajudá-los a ler mais e melhor.

  • Educação
  • Publicado: 2015-12-16 07:55
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

As Bibliotecas Escolares são um espaço privilegiado para o desenvolvimento de iniciativas de voluntariado de leitura em parceria com as crianças e os jovens, de modo a ajudá-los a ler mais e melhor.

Assim, os alunos e a professora bibliotecária do Clube de Leitur@s da Biblioteca Escolar Afonso de Paiva associaram-se a esta iniciativa e, ao longo do ano, irão ler, contar e brincar com as palavras em sessões animadas de leitura, em diferentes espaços da comunidade educativa.

“Poemas para brincalhar” foi o título da animada sessão de leituras em verso, umas com sotaques, outras dramatizadas, umas a pares e outras individuais, algumas em voz alta e outras a sussurrar, que o Clube de Leitur@s apresentou aos utentes do serviço de pediatria do Hospital Amato Lusitano em Castelo Branco, no passado dia 9 de dezembro. Foi um momento muito estimulante e pleno de entusiasmo, rico de leituras poéticas e muito calorosas. O público aplaudiu e o Clube prometeu voltar com mais leitur@s.

O projeto Voluntários de Leitura, criado em 2012 pelo CITI (Universidade Nova de Lisboa) e coordenado por Isabel Alçada, destina-se a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura. O contacto de crianças e jovens com livros suscita o prazer de ler, desenvolve a literacia e contribui para elevar os resultados da aprendizagem. Tornar-se voluntário de leitura é também uma forma de envolvimento cívico que promove as potencialidades das novas gerações. A leitura partilhada deve ser considerada como uma atividade agradável, acessível a qualquer pessoa e com efeitos inestimáveis no desenvolvimento intelectual dos beneficiários. A leitura é um bem essencial e indispensável a todos os cidadãos. 

PUB

PUB

PUB

PUB