Castelo Branco: Biblioteca Escolar Afonso de Paiva com “sorrisos de neve”

O Ursinho, a Raposinha, o Coelhinho e muitos meninos, todos eles especiais, passaram recentemente uma tarde bem divertida e cheia de sorrisos na Biblioteca Escolar Afonso de Paiva.

  • Educação
  • Publicado: 2015-12-28 08:35
  • Por: Diario Digital Castelo Branco

O Ursinho, a Raposinha, o Coelhinho e muitos meninos, todos eles especiais, passaram recentemente uma tarde bem divertida e cheia de sorrisos na Biblioteca Escolar Afonso de Paiva.

“O boneco de neve sorridente” de Tina Macnaughton, com ilustrações de Christina Butler, foi a ternurenta história de amizade iluminada pelo brilho de um boneco de neve que as crianças seguiram com a tradução para LGP e também com os dedos e com as imagens, desenvolvendo a estimulação sensorial através do tato: macio/áspero, quente/frio, identificando animais, cores e texturas e estimulando a motricidade fina dos alunos, numa sessão de leitura pela professora bibliotecária, enquadrada no Projeto “Saber Ler+”, no seguimento da aprovação da candidatura ao projeto nacional “Todos Juntos Podemos Ler” da RBE, da Biblioteca Escolar em colaboração com o Departamento de Educação Especial. No final, todos receberam um boneco de neve muito sorridente construído pelos alunos e professores da EREBAS e técnicos do Núcleo de Educação Especial.

A leitura para crianças com necessidades educativas especiais favorece um maior desenvolvimento crítico e intelectual dos alunos, bem como estimula o seu imaginário, permitindo que algumas barreiras e conceitos sobre a pessoa portadora de deficiência sejam diluídos. Consideramos de vital importância as atividades de promoção de leitura, seja para portadores de necessidades especiais, seja para alunos do ensino regular, a utilização de títulos e de material de qualidade e diversificado, em ambiente adequado como as bibliotecas escolares, na procura de estímulos e respostas às necessidades de cada aluno, à linguagem, ao toque, à socialização, à descoberta, ou ainda, de forma muito relevante, uma reação, uma resposta ou até mesmo um simples sorriso.

É pela consciência da importância da continuidade destes projetos voltados para a Educação Especial, proporcionando aos alunos uma nova experiência e plena socialização, num ambiente e numa comunidade que se afirma inclusiva, como a biblioteca escolar, que reside, sem dúvida, o nosso maior resultado.

PUB

PUB

PUB

PUB